Praia do Saco e sua calmaria de arrecife

A cidade de Marechal Deodoro fica a cerca de 28km de Maceió e possui uma infinidade de belezas para ver. Uma delas é a Praia do Saco, também conhecida como Saco da Pedra, que fica pouco antes da Praia do Francês.

Praia do Saco na maré baixa. Foto: Virna da Hora.

Faziam alguns anos desde a última vez que visitamos esta praia, então num domingo resolvemos matar a saudade. Para chegar lá saindo de Maceió, você deverá pegar o retorno que fica após o Drive da Cocada Cultura já que a praia é do lado esquerdo da AL101, logo em seguida já se pode ver o portal de entrada sinalizando a praia. Dai em diante são cerca de 2km até chegar à praia, sendo metade do percurso de estrada de barro. Porém não há dificuldade, só existe um caminho e a estrada mesmo em dias de chuva não fica impossível de transitar. 

Por ser uma região predominantemente residencial há um paredão de casarões que restringe o acesso ao mar, então só há uma entrada que fica logo após o término da estrada de barro. Estacionamos logo no início, mas dá para estacionar ao longo do paredão de casarões também. De cara se nota que é uma praia mais deserta e rústica, portanto não oferece infraestrutura. Assim que você pisa na areia há algumas barracas, mas tudo bem improvisado e movimentado, principalmente aos finais de semana.

Algumas pessoas podem considerar isso um ponto negativo, na minha opinião vai depender da sua vibe de praia do dia, pra quem quer privacidade é perfeito! Basta andar um pouquinho mais a direita que o movimento das barracas acaba e você tem toda uma praia só para você. A minha dica é leve água, lanche, guarda sol e cadeira ou canga, confesso que não levei nada disso e mesmo assim não me incomodei! Por já ter almoçado na região antes (no caminho há vários restaurantes bacanas, tanto do lado esquerdo quanto direito da AL101) fiquei tranquila e os casarões fazem muita sombra então só torra no sol se quiser. 

Paredão de corais. Foto: Virna da Hora.
Praia deserta do lado direito. Foto: Virna da Hora.

Outra dica é ir durante o período de maré baixa pois o maior atrativo dessa praia é justamente seu paredão de arrecifes que forma uma piscina natural de aproximadamente 5km de extensão. Praia perfeita pra passar horas tomando banho de mar e relaxando, com areia fina e água calma, morna e transparente. Maravilhosa também para tirar muitas fotos!

Foco nos arrecifes. Foto: Virna da Hora.
Calmaria. Foto: Virna da Hora.
Jet Ski na Piscina natural. Foto: Virna da Hora.

Outro ponto positivo da praia é que ela faz divisa com a lagoa Manguaba, é o melhor de dois mundos pois da pra curtir os dois, pegando algum passeio pela lagoa ou na volta dando uma parada para andar a beira da lagoa parando em algum dos píeres que tem por lá. 

Vista da Lagoa Manguaba do restaurante que paramos pra almoçar na volta. Fotos: Virna da Hora.
Coqueirais ao longo do caminho. Foto: Ramon Santos.
Vista da Lagoa Manguaba do restaurante que paramos pra almoçar na volta. Fotos: Virna da Hora.
Curtindo o píer da lagoa. Foto: Ramon Santos.

Curiosidade: O nome praia do Saco ou Saco da pedra é devido ao formato do paredão de arrecife que lembra um saco. Outro fato curioso é que alguns sites a consideram como praia própria para nudismo, porém na prática isso não acontece! 

Vista aérea com a gente posando num barco de pesca hehe. Foto: Ramon Santos.
Ainda dá pra ver Maceió da praia. Foto: Ramon Santos.

Dicas:

  • Bom para crianças.
  • Acesso complicado para deficientes na entrada principal da praia, a rampa e escadaria estão em condições bem ruins.
  • Fácil acesso a praia.
  • Para todas as idades.

Informações:

Endereço: Praia do Saco, Massagueira de baixo, Marechal Deodoro/AL. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *