As exuberantes Piscinas naturais da Pajuçara

Maceió é famosa por sua Orla marítima e sua praia é uma das mais belas praias urbanas do país. É um privilegio ter em plena cidade urbana um pedaço tão belo da natureza e todos os dias poder vivenciar isso! 

Um dos cartões postais mais icônicos de Maceió é a praia da Pajuçara e suas piscinas naturais. Quem vem a Maceió ou mora aqui sempre faz esse passeio e há várias formas de se fazer, nós mesmas já o fizemos de diversas maneiras. A mais famosa, porém, é o passeio com as jangadas que te explico abaixo como fazer.

Vista aérea das piscinas naturais da Pajuçara. Foto: Wesley Menegari.

As piscinas naturais estão a apenas 2km da orla da Praia de Pajuçara. Lá é onde se concentram boa parte do arrecife que compõe a praia urbana, são diversos bancos de areia repletos de corais, espécies marinhas e águas claras e mornas que enchem os olhos de quem visita. O passeio com as jangadas é realizado por jangadeiros credenciados e há inclusive embarcações adaptadas para cadeirantes. Muitos turistas já vêm com pacotes prontos que incluem esse passeio, mas para quem não tem é muito simples de fazer, basta ir à praia e falar com algum dos jangadeiros, sempre há dezenas deles e alguém sempre está disponível.

Jangadeiros da Pajuçara. Foto: Thales Azzi.

Jangadas da Pajuçara. Foto: Thales Azzi.

A média de preço é entre 30 a 40 reais por pessoa, vai variar de acordo com a quantidade de pessoas (se forem muitas eles dão desconto) e com o que o jangadeiro oferece, pois alguns já incluem equipamento de mergulho como máscara. Porém todas são equipadas com o colete salva vidas, seu uso é obrigatório! O passeio dura cerca de 2h e você pode faze-lo qualquer dia da semana pela manha ou tarde, vai depender do nível da maré. 

É ideal que você faça com a maré baixa já que para as piscinas naturais se formarem é preciso que o nível esteja baixo, o ideal é que esteja abaixo de 0.5m. Dessa forma dá para ver os peixinhos, curtir bastante as piscininhas e claro a praia fica ainda mais bela! Eu aconselho a ir na semana de lua cheia ou lua nova pois é o período que a praia fica mais bonita e os corais ficam por mais tempo na superfície. Procure embarcar na jangada com pelo menos uma hora antes do horário de menor altitude, dessa forma você conseguirá aproveitar mais as piscinas. Para saber disso basta ir no site que indica a tábua das marés. 

Vista aérea dos corais. Foto: Thales Azzi.
Orla marítima. Foto: Thales Azzi.

Leva em média uns 15min para chegar nas piscinas naturais e lá todas as jangadas se juntam em círculo e algumas viram bares flutuantes, servindo bebidas e petiscos (não estão inclusos no valor do passeio) aos visitantes. Por incrível que pareça, mesmo no meio do mar, há serviço de garçom e até mesinhas adaptadas de isopor que flutuam para comodidade dos visitantes. Os preços são normais, como no continente, e é possível até mesmo pagar com cartão em alguns casos. 

Jangadas reunidas na piscina natural da Pajuçara. Foto: Wesley Menegari.

É bem divertido o clima e quando você retorna minha dica é ficar lá pela praia mesmo, em algum dos bares a beira mar ou simplesmente nas barracas da praia curtindo um pouco mais da paisagem e o por do sol. 

Barracas de praia do Lopana. Foto: Kaio Fragoso.
Jangadas e velas. Foto: Wesley Menegari.

Caso já tenha feito o passeio com jangadas você pode alugar um caiaque, Stand Up Paddle, equipamento de mergulho ou simplesmente ir a pé e desbravar por conta própria a beleza das piscinas, assim você fica mais livre e fica o tempo que quiser. O mais importante é prestar atenção no nível da maré e você pode alugar esses equipamentos lá mesmo, ao lado do bar Lopana há um ponto da Sun Sup Maceió que os fornece. 

A última opção é ir fazer o passeio com o catamarã do bar lopana, custa 50 reais por pessoa e também é uma opção muito agradável. O passeio dura 2h e meia e passa por mais de uma piscina natural. Enfim, são diversas as opções e se você tiver tempo por que não aproveitar todas? Afinal a beleza azul turquesa desse mar é um vício! 

Vista aérea das jangadas. Foto: Thales Azzi.

Dicas:

  • Bom para crianças.
  • Acessível para deficientes.
  • Fácil acesso.
  • Para todas as idades.

Informações:

Endereço das piscinas naturais: Rua Sampaio Marques, Praia de Pajuçara- Maceió/AL,
Horários e funcionamento: Aberta todos os dias e horários de acordo com a tábua das mares.
Endereço Bar Lopana: Av. Silvio Carlos Viana, 27 – Ponta Verde, Maceió – AL, 57035-160,
Horários e funcionamento: Terça a sexta de 10h a 00h e Sábado e domingo de 9h a 00h,
Contatos: (82) 3231-7484, Instagram: @lopanamcz, Facebook: /lopanamaceio.
Aluguel de equipamento aquático: Av. Silvio Carlos Viana – Ponta Verde, Maceió – AL, 57035-160,
Contatos: (82) 98726-1517, Instagram: @sunsupmcz.
Tábua das marés: climatempo.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *