A arte do Muquém

São diversos os lugares em União dos Palmares, município situado à 83 km de Maceió, que podemos entrar em contato com a ancestralidade negra. Já falei anteriormente sobre a Serra da Barriga e agora irei contar um pouco sobre a comunidade de remanescentes quilombolas Muquém, pois tão importante quanto visitar onde os quilombolas viveram é conhecer seus descendentes.

Arte do Muquém. Foto: Philipe Medeiros.

Muquém é uma das 68 comunidades remanescentes de quilombolas certificadas pela Fundação Cultural Palmares em Alagoas. Está localizada à 5km do centro de União dos Palmares, próximo às margens do rio Mundaú. Foi originada a partir do arrendamento de um terreno de 125 hectares, antigo mocambo localizado próximo à Serra da Barriga, por um casal proveniente de um engenho. Seus descendentes foram formando suas próprias famílias e consequentemente povoando o território.

Foto: Kaio Fragoso.
Foto: Kaio Fragoso.

Seus moradores mantiveram vivos os costumes e tradições de seus ancestrais, principalmente a produção de peças artesanais em cerâmica, que utiliza o barro do rio Mundaú como matéria-prima. Se destacam os utilitários domésticos da Mestra Marinalva e as cabeças de Dona Irinéia. Ambas são consideradas Patrimônio Vivo do Estado de Alagoas, colecionam prêmios e estão presentes em galerias, feiras e exposições nacionais e internacionais.

Dona Irinéia em seu ateliê. Foto: André Palmeira.
Cabeças de Dona Irinéia. Foto: Itawi Albuquerque.

Mestra Marinalva. Foto: Itawi Albuquerque.
As panelas da Mestra Marinalva. Foto: Itawi Albuquerque.

Também estão vivas outras práticas culturais como a capoeira, que representa uma mistura entre dança, música e artes marciais criada pelos africanos, e o coco de roda, que surgiu através do pisoteio da terra para construir a fundação das casas de taipa. Atualmente existem grupos de capoeira e coco de roda na comunidade e segundo Albertina, a líder do quilombo, podem ocorrer apresentações a grupos de turistas mediante um agendamento.

Ateliê da Dona Irinéia. Foto: Mariana Cavalcante.
Ateliê da Dona Irinéia. Foto: Mariana Cavalcante.
Família de Dona Irinéia trabalhando. Foto: Mariana Cavalcante.
Primeira vez no Muquém com a Mestra Marinalva. Foto: Acervo Pessoal.
Peças da artesã Albertina. Foto: Mariana Cavalcante.
Não resisti e comprei a jaqueira da Dona Irinéia. Foto: Juliana Cavalcante.

Em 2010 ocorreu um dos fatos mais marcantes na história da comunidade: o transbordamento do rio Mundaú. As casas foram completamente destruídas e os moradores tiveram que viver em abrigos provisórios até a construção de um conjunto de casas populares localizado próximo ao antigo Muquém. Foi um período muito difícil, pois comprometeu toda a produção artesanal e consequentemente a fonte de renda da população.

Casa do Muquém. Foto: Mariana Cavalcante.
Simplicidade das casas. Foto: Mariana Cavalcante.

A enchente também impactou no imaginário popular, Dona Irinéia produziu uma de suas peças mais icónicas e representativas: a jaqueira. A obra retrata alguns de seus familiares que ficaram pendurados em uma jaqueira para conseguir sobreviver ao episódio.

Jaqueira de Dona Irinéia. Foto: André Palmeira.
Escultura de Dona Irinéia. Foto: André Palmeira.

Além de conhecer a comunidade indico que visitem o Espaço de Memória Artesã Irinéia Rosa Nunes da Silva, localizado no Campus da UNEAL em União dos Palmares. No local está presente um rico acervo de peças elaboradas por artesãos da comunidade. É uma ótima oportunidade de entrar em contato com a arte do Muquém.

Museu da UNEAL. Foto: Mariana Cavalcante.
Diversos artesãos no acervo. Foto: Mariana Cavalcante.
Utilitários no museu da UNEAL. Foto: Mariana Cavalcante.
Escultura de Dona Irinéia. Foto: Mariana Cavalcante.

Para finalizar esse post vou deixar aqui novamente o mini-documentário que fiz sobre turismo criativo em União dos Palmares.

Além da Serra / Direção: Mariana Cavalcante / Fotografia: Ramon Santos.

Informações:

Quilombola do Muquém
Endereço: Povoado do Muquém, s/n, União dos Palmares – Alagoas, CEP 57800-000.

Espaço de Memória Artesã Irinéia Rosa Nunes da Silva
Endereço: Campus V UNEAL. BR 104, km 36, Bairro Industrial, União dos Palmares – Alagoas, CEP: 57800-000.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *