Conhecendo o Santuário Ecológico Fazenda Santa Tereza

A RPPN (Reservas particulares do patrimônio natural) Reserva Santa Tereza fica no município de Atalaia na área da Usina Uruba, a cerca de 48km de Maceió, e possui uma área de 100,52ha. Conhecida principalmente pelo nome Santuário Ecológico Fazenda Santa Tereza o local é uma das áreas de Mata Atlântica que abriga diversas espécies nativas e possui um criatório autorizado pelo IBAMA, que reconheceu em 2001 a região como RPPN. 

Vista da piscina da Reserva Santa Tereza. Foto: Virna da Hora.

Essa região foi reconhecida pelo seu potencial eco turístico pois apresenta 4 trilhas: Copiuba, Barragem, Mineral e Piscinas. Apenas a Copiuba não apresenta recursos hídricos e a trilha das Piscinas é a mais acessada. Porém não é necessário andar na trilha para chegar a ela, a maior parte das pessoas vai de carro. 

A maneira mais fácil de chegar a Reserva é por conta própria de carro, só seguir o GPS que não tem erro!  Normalmente as empresas de turismo não fazem esse passeio mas caso tenha interesse é só falar com qualquer guia turístico que alguns fazem. Ao avistar a placa da Usina Uruba você dobra nela e segue até avistar a portaria, lá você paga uma taxa de R$ 15 por pessoa para acessar a reserva que é aberta de segunda a domingo de 7h as 16h. Os melhores dias para visitar são entre terça e sexta, nos finais de semana e feriados o local fica super lotado! Além disso independente do dia é bom ir assim que abre pois a partir das 11h já começa a encher. Existe ainda a possibilidade de chegar lá e estar fechado por se tratar de uma reserva particular ou de as piscinas estarem em manutenção, pois as vezes são esvaziadas para limpeza. Portanto vale a pena ligar antes para se prevenir! 

Ao passar da portaria nós seguimos até o estacionamento (pegue sempre a direita ao ver as placas), o acesso as piscinas fica logo em frente! São três piscinas naturais:

Piscina Principal: É a maior da três e a que leva mais sol. Possui dois trampolins, sendo que atualmente estão isolados por falta de manutenção mas ainda assim o pessoal usa para tirar foto. Há barraquinhas onde vende caldinho (Caldinho da tia Sil é a mais frequentada), churrasquinho, almoço e bebida com preços bem acessíveis. Também é possível levar sua própria bebida alcoólica e churrasqueira ou se preferir alugar mesas ao custo de R$ 10 por mesa. 

Segunda piscina: Tem uma bica e vegetação mais fechada ao redor, fica ao lado do estacionamento. 

Terceira piscina: É a menor das três e menos utilizada. 

Vista da piscina principal. Foto: Virna da Hora.
Trampolim desativado. Foto: Virna da Hora.

As piscinas possuem cerca de 6m de profundidade, por isso não é muito recomendável para crianças (já aconteceram casos de afogamento e não há salva vidas) mas em todas existem áreas rasas (demarcadas por boias) que você pode curtir sem medo. 

O local é bem bonito e a mistura do verde da mata e azul da água rende muita foto bonita! Hehe… vale a pena conhecer indo em um dos dias e horários menos movimentados por que do contrário fica super cheio, o pessoal leva muita churrasqueira o que deixa o ambiente com muita fumaça, além do barulho de caixas de som. 

Aconselho também a levar uns lanches já que não é um passeio tão demorado (lembrando sempre de recolher seu lixo), no meu caso eu não levei mas como fiquei apenas umas 2h foi tranquilo mas se você for ficar mais tempo sempre é bom prevenir. Também não usei os banheiros para visitantes portanto não sei dizer as condições físicas deles mas acredito que deva ser uma estrutura simples.

Vista panorâmica da reserva, quantidade de pessoas aumentando após as 11h. Foto: Virna da Hora.

Para quem curte natureza, passeios diferentes e lugares fotogênicos esse local é ótimo! Mas é bom saber que a estrutura física do local deixa muito a desejar pela falta de manutenção e não há fiscalização, assim o pessoal acaba usando churrasqueira, som alto e jogando lixo sem se importar. 

Dicas:

  • Não recomendável para crianças
  • Não acessível para deficientes
  • Fácil acesso até o local
  • Para todas as idades

Informações:

Endereço: Santuário Ecológico Fazenda de Santa Tereza, Atalaia/AL. CEP 57690-000,
Contatos: (82) 99128-7395,
Horários e funcionamento: de segunda a domingo de 7h as 16h, bom ligar antes para confirmar.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *