Chiclete de Camarão

Hoje vamos falar sobre mais um prato típico de Alagoas muito pedido pelos turistas e com um nome bem curioso. É o famoso ‘’Chiclete de Camarão”! 

O famoso prato Chiclete de camarão no restaurante Imperador dos camarões. Foto: Acervo Imperador dos camarões.

Segundo a jornalista Nide Lins, o prato foi criado em um momento de improviso pelo mineiro Wilson Caliari, responsável pelo restaurante Parada de Taipas localizado em Marechal Deodoro na praia do Frances. Um dia Wilson juntou camarão, molho de tomate e fatias de queijo que haviam sobrado do café da manhã, dando a consistência elástica de puxa-puxa que lembra um chiclete (fato observado pela tia de Caliari que foi prontamente adotado). 

O sucesso foi tao grande que o prato foi registrado pelo restaurante Imperador dos camarões no ano 2000, o que contribuiu para dar ainda mais o selo de produto tipicamente alagoano. Além de ter ficado conhecida nacionalmente após o programa ‘’Fantástico” da Rede globo ter feito uma matéria sobre mostrando seu preparo em 12 de janeiro de 2003. 

Chiclete de camarão. Foto: Acervo Imperador dos camarões.
Wilson Caliari. Foto: Acervo Nide Lins.

            O seu preparo tradicional é feito com camarões grandes (sem casca e cabeça) salteados no azeite de dendê e misturados a um molho composto por cinco tipos de queijos que é gratinado no forno e levado a mesa bem fumegante para manter a consistência elástica, sendo servido com arroz e batatas. Porém alguns restaurantes acrescentam outros elementos a receita como leite de coco, verduras, catupiry e outros. 

            O prato é delicioso e vale a pena ser provado! Para quem estiver em Maceió os restaurantes mais elogiados pelo seu Chiclete de Camarão são o Imperador dos camarões e o Parada de Taipas na praia do Francês. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *