Na Rota do Cangaço

Quem vai a Piranhas pela primeira vez sempre opta por fazer os dois maiores passeios: Cânions de Xingó e Rota do Cangaço. No post de hoje vamos falar da nossa experiência fazendo a Rota do Cangaço, que havia anos eu tinha vontade de fazer! 

Grota de Angicos e seus memoriais em homenagem aos cangaceiros e soldado mortos em combate. Foto: Acervo Projeto Alagoas.

Assim como expliquei no post anterior, há duas opções de embarcação que são lancha e catamarã e ambas podem ter algumas variações. Nesse caso optamos por catamarã já que este e as lanchas fazem quase o mesmo percurso. Como fomos assim que reabriram os passeios e a cidade ainda estava com poucos turistas nós fomos no mini catamarã, que pra mim é uma lancha mais aberta e com mais lugares. Normalmente o passeio da Rota é feito no atracadouro da cidade de Piranhas, então se você estiver lá é bem mais prático e assim como o dos Cânions o horário é na faixa de 9h/10h da manhã.  

O passeio dura cerca de 4h e começa mostrando um lado mais urbanizado do Rio, com a cidade de Piranhas ao fundo e segue durante uns 40min. A primeira parada seria no povoado de Entremontes (para quem vai de lancha) onde ele atraca para conhecer a associação das bordadeiras que fazem redende e a casa onde Dom Pedro I se hospedou para conhecer a cachoeira de Paulo Afonso. No nosso caso, seguimos direto para o Espaço Ecológico Angicos.

Espaço Ecológico Angicos é um restaurante e espaço de lazer com várias atividades como Sup, skibunda e área para banho. É um local super agradável, aconchegante e bom para relaxar admirando a vista do Rio. Além disso, é de lá que sai o passeio da Rota do Cangaço. A Rota também pode ser feita através do Restaurante Cangaço Eco Parque, que é mais longa (1200m) que a de Angicos e vai depender exclusivamente de você quando fechar com a agencia, qual parada preferir e caso vá de lancha pode parar em ambas.  

Vista do Espaço Ecológico Angicos. Foto: Acervo Projeto Alagoas.
Prainha no espaço angicos. Foto: Acervo Projeto Alagoas.
Restaurante bem amplo. Foto: Acervo Projeto Alagoas.
Parte interna do restaurante. Foto: Acervo Projeto Alagoas.
Placa da Grota do Angico. Foto: Acervo Projeto Alagoas.
Interior da casa do coiteiro. Foto: Acervo Projeto Alagoas.

Assim que chegamos no Angicos fomos direto fazer o passeio, que é uma trilha de quase 1h (ida e volta) e a dica é você pedir seu almoço antes pois na volta já estará sendo servido e não irá se preocupar com horários. A trilha é paga a parte, custa 10 reais, e é feita com um guia caracterizado com as vestimentas do cangaço. 

A trilha começa na casa do coitero (pessoa que escondia ou dava asilo aos cangaceiros) que está com sua estrutura original preservada e há alguns objetos cênicos da época, nesse momento o nosso guia dá início as explicações da história do cangaço e como Lampião e seu bando foram pegos e mortos pelos volantes (soldados). Da casinha seguimos para a trilha de 680m na mata de caatinga e pedras, fazendo exatamente o mesmo percurso feito pelos volantes até o esconderijo de Lampião e seu bando, onde foram executados. Ao chegar na Grota do Angico, há duas placas com cruzes com o nome dos que foram mortos no combate e lá ficamos alguns minutos escutando a explicação do momento da captura, é possível ver ainda as marcas de tiro em algumas das pedras. 

Itens decorativos refazendo a casa da época do coiteiro. Foto: Acervo Projeto Alagoas.
Trilha com pedras e muita caatinga. Foto: Acervo Projeto Alagoas.
Trilha bem organizada. Foto: Acervo Projeto Alagoas.
Parada na Grota para escutar um pouco da história. Foto: Acervo Projeto Alagoas.
Início do passeio com a casinha de fundo. Foto: Acervo Projeto Alagoas.

Nosso guia devidamente caracterizado. Foto: Acervo Projeto Alagoas.

A Rota superou nossas expectativas, além da trilha ser muito bonita e diferente em sua vegetação, escutar a história de um momento tão importante refazendo o mesmo percurso daqueles que se foram foi algo que prendeu ainda mais nossa atenção e nos fez ter vontade de estudar mais sobre essa época. Vale muito a pena fazer esse passeio e a trilha em si é bem tranquila, não é cansativa apesar do sol, apenas aconselho a ir de tênis pois há muitas pedras pequenas e plantas com espinho. Haviam muitas pessoas de havaianas e elas falaram que não se incomodaram, mas de tênis teria dado mais mobilidade.

Após retornar da trilha nosso almoço já estava pronto para ser servido. Há diversas opções no cardápio, a comida é bem servida e os preços também são ótimos. Depois disso foi só tirar fotos, tomar banho de Rio e se aventurar no skibunda para então retornar ao catamarã e seguir de volta para o atracadouro. 

Dicas:

  • Recomendável para todas as idades.
  • Fácil acesso.
  • Passeios variam de valor e horário de acordo com a agência e tipo de embarcação, consultar diretamente com as mesmas.
  • O ponto de embarcação é normalmente no atracadouro de Piranhas.
  • Leve protetor solar e água para a trilha e se possível vá de tênis. 
  • O Espaço Angicos e o Eco Parque possuem estrutura semelhante e são igualmente bons, a preferencia varia de acordo com cada pessoa. 

Informações:
Espaço Ecológico Angicos 
Endereço: Canindé de São Francisco – SE, CEP 49820-000
Contato: (82) 98745-1286, Instagram: @espaçoangicos
Cangaço Eco Parque
Endereço: Canindé de São Francisco – SE, 49820-000
Contato: (79) 99869-6428, Instagram: @rotadocangaço
Agência Lampião Tour: (79) 99866-3274, Instagram:@lampiaotour
Agência MFtur: (79) 99972-1320 ou (82) 99986-2038, Instagram: @mfturxingo
Agência Quiosque Flor do Mandacaru: (82) 98754-5472, Instagram: @quiosque_flor_do_mandacaru

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *