A famosa Tapioca

A tapioca é uma comida super tradicional no nordeste e ganhou muita popularidade nesses últimos anos por ser associada ao universo das comidas fitness! Porém existe uma certa confusão quanto ao que realmente a tapioca é e como ela é feita já que isso pode variar dependendo da região e contexto, mas não se preocupem por que já vamos esclarecer essa dúvida hehehe.

Tapioca: prato típico de Alagoas. Foto: Philipe Medeiros.

Começando pela parte histórica dessa gostosura, a tapioca é uma herança indígena que surgiu logo após os primeiros anos do descobrimento do Brasil devido a falta de farinha de trigo, acredita-se que os portugueses instalados em Pernambuco teriam procurado conhecer um produto que os índios extraiam de um tipo de raiz nativa muito abundante na época e dai foi surgindo a tapioca como conhecemos, feita da goma de mandioca. É importante saber que o coco ralado (muito comum nas receitas) foi acrescentando pelos africanos posteriormente, e ao longo do tempo cada região foi modificando a receita e acrescentando diversos elementos. 

Em Alagoas mesmo existem as receitas de tapioca salgada e doce com os mais variados recheios, sendo os mais famosos os recheios com queijo, carne do sol, camarão, doce de leite ou leite condensado e normalmente apreciada com café! Isso nos leva ao ponto que mencionamos no início do post sobre a confusão de nomes, que na verdade a tapioca é o prato final que tem esse formato parecido com uma panqueca ou um taco que leva esses vários recheios e é feita na frigideira a partir da goma de mandioca. 

Tapioca recheada apreciada com café. Foto: Tapiocaria Maria Bonita.
Tapioca com recheio doce. Foto: Tapiocaria Maria Bonita.

Essa confusão toda é porque a goma de mandioca é vendida com o nome de tapioca nas embalagens, acabou que virou o nome popular da goma devido a fama que o prato foi ganhando. Por conta disso a ANVISA determinou que toda embalagem deve especificar o tipo de produto no rótulo, então da próxima vez que for comprar sua goma pode reparar que abaixo do nome tapioca em destaque logo abaixo vai estar ‘’goma de mandioca’’. 

A tapioca é tradicionalmente feita jogando-se na frigideira a goma de mandioca com a ajuda de uma peneira ou espalhando com uma colher. Quando aquecida a goma, os gruminhos se juntam e formam um disco de massa levemente seca que logo após é recheada de acordo com a preferência de cada um. 

Depois de esclarecer a razão do nome vocês podem estar se perguntando o que é a tal goma de mandioca, essa nada mais é do que amido de mandioca (uma raiz) que recebeu adição de água, e que passa por todo um processo até virar o pó fino e branco que conhecemos. Aqui em Alagoas muitas pessoas ainda fazem esse processo de forma artesanal o que é super bacana pois as tradições culinárias contam muito da história e cultura de um local, além disso toda comida é melhor quando feita artesanalmente né mesmo? 

Beiju artesanal de Riacho Doce. Foto: Acervo SEMPTUR.
Fazer artesanal de pratos da Goma de mandioca em Riacho Doce. Foto: Acervo SEMPTUR.

Além da tapioca, existem vários pratos típicos que são feitos a partir da goma de mandioca e que são muito populares por aqui como o pudim de tapioca (que tem origem 100% alagoana), dadinhos de tapioca, beiju (conhecido como o pão dos índios), cuscuz e o sorvete de tapioca. Além disso o ingrediente é acrescentando em diversas receitas, criando-se novos pratos e iguarias. 

Aqui em Alagoas você pode encontrar esse prato nas barracas da orla de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca e em diversos restaurantes como o Bodega do Sertão, Oxe Comidas nordestinas e a tapiocaria Maria Bonita. Ahh e claro nos hotéis do Estado, sendo mais comum e praticamente obrigatório ser servido no café da manhã!

Informações:

Bodega do Sertão
Endereço: Av. Dr. Júlio Marques Luz, 62 – Jatiúca, Maceió – AL, 57035-420
Contatos: (82) 3327-4446, Instagram: @bodegadosertao_
Tapiocaria Maria Bonita
Endereço: Av. Dr. Antônio Gomes de Barros, 124B – Jatiúca, Maceió – AL, 57036-000
Contatos: (82) 3325-1749, Instagram: @tapiocamariabonita
Oxe comidas nordestinas
Endereço: Av. Dr. Antônio Gomes de Barros, 124 – Jatiúca, Maceió – AL, 57036-001
Contatos: (82) 3377-5568, Instagram: @oxe_maceio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *