Atravessando a Ponte do Rio Tatuamunha

Esse final de semana aproveitamos as comemorações do nosso aniversário e fomos desbravar a rota ecológica de Milagres no litoral norte de Alagoas. Um destino que amamos muito e que já fomos várias vezes, mas que sempre tem coisas novas para conhecer! Uma dessas coisas é a Ponte sobre o Rio Tatuamunha, localizado no município de Porto de Pedras, aproximadamente 120 km da capital alagoana.

Ponte sobre o rio Tatuamunha. Foto: Mariana Cavalcante.

A cidade integra a Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (segunda maior costa de corais do mundo) e a Rota Ecológica dos Milagres. A região é muito visitada durante o verão e principalmente nas festividades de fim de ano. O que poucos sabem é que além das praias paradisíacas, existem paisagens que são tão bonitas quanto! Como é o caso das paisagens percorridas pela ponte do rio Tatuamunha.

Por do sol no rio Tatuamunha. Foto: Mariana Cavalcante.

Outra boa notícia é que no rio está situada uma área de preservação ambiental destinada ao peixe boi, um mamífero marinho que infelizmente está ameaçado de extinção. Realizamos o passeio da Associação Peixe Boi, mas deixaremos esse assunto para um próximo post para que possamos contar mais detalhes! O máximo que posso dizer é que o peixe boi se tornou meu animal marinho favorito rs.

Primeiro trecho da ponte sobre o rio Tatuamunha. Foto: Mariana Cavalcante.
Posando na ponte rs. Foto: Virna da Hora.
Rio Tatuamunha. Foto: Mariana Cavalcante.

A ponte fica localizada no povoado de Tatuamunha em Porto de Pedras. Possui aproximadamente 500 metros de extensão e foi construída há 80 anos pela comunidade local. No dia que fomos a maré estava baixa, mas conversando com os pescadores, nos informaram que em período chuvosos a ponte chega a ficar coberta pela água do rio.

Para chegar à ponte vocês deverão entrar numa rua de barro à direita via principal do município. A estrada de barro está a alguns metros após a Associação do Peixe Boi, onde tem uma placa sinalizando a entrada da Praia de Tatuamunha. O ideal é perguntar aos moradores locais porque achamos difícil a sinalização, nos perdemos até acharmos a entrada.

Segundo trecho da ponte sobre o rio Tatuamunha. Foto: Mariana Cavalcante.
Segundo trecho da ponte sobre o rio Tatuamunha. Foto: Mariana Cavalcante.
Vegetação de manguezal nas margens do rio Tatuamunha. Foto: Mariana Cavalcante.

Após chegar na ponte, seguindo o caminho vocês poderão admirar a paisagem do rio Tatuamunha, do manguezal e por fim chegarão a praia de Tatuamunha. O mais legal da praia é que é lá ocorre o encontro do rio com o mar! Ou seja, o banho é incrível! Fomos lá outro dia pelo passeio das piscinas naturais e simplesmente ficamos apaixonadas! O entorno é lindo, arrisco a dizer que foi uma de nossas praias favoritas, e nos pereceu bastante querida pelos moradores locais.

A praia em si, não tem infraestrutura de bares e restaurantes e tampouco banheiros. A maioria das pessoas levam guarda-sol, mesas, cadeiras, coolers, alimentos e bebidas. Então, caso alguém queira disfrutar da praia com família e amigos, recomendamos ir preparados! Se vocês tiverem sorte, quando a maré está mais cheia é comum aparecer peixes-boi na praia, nós vimos vários por lá!

Encontro do rio Tatuamunha com o mar. Foto: Mariana Cavalcante.
Encontro do rio Tatuamunha com o mar. Foto: Mariana Cavalcante.
Virna curtindo a faixa de areia da Praia de Tatuamunha. Foto: Mariana Cavalcante.
Manguezal no encontro do rio Tatuamunha com o mar. Foto: Mariana Cavalcante.

Um dos pontos negativos é o estado atual da ponte. Feita em madeira, apresenta trechos com madeiras soltas, o que dificulta a passagem de pessoas. Durante alguns momentos fiquei com medo devido ao balanço da ponte. Muitos pescadores e trabalhadores locais atravessam a ponte diariamente, alguns até mesmo de bicicleta, e reclamaram para nós das condições da travessia.

Felizmente na semana passada o Governador do Estado de Alagoas, Renan Filho, foi ao local anunciar o início das obras para reforma da ponte do rio. Fiquei curiosa quanto ao projeto e também muito preocupada se iriam manter a rusticidade do local, mas para minha felicidade, vi o projeto no instagram @portodepedrasofc e fiquei contente com o projeto! Quem quiser matar a curiosidade segue abaixo uma foto do projeto.

Perspectiva do projeto de restauração da ponte sobre o rio Tatuamunha. Foto: Instagram @portodepedrasofc.
Perspectiva do projeto de restauração da ponte sobre o rio Tatuamunha. Foto: Instagram @portodepedrasofc.

Uma dica extra é para vocês irem ao mirante do cemitério. O acesso ocorre numa ladeira ao lado de um casarão laranja com verde localizado na via principal de Porto de Pedras. Vocês devem virar à direita no casarão e logo em seguida à esquerda. Lá do alto é possível ver a vista do encontro do rio Tatuamunha com o mar! Lindo demais e ainda nos rendeu várias fotos legais.

Vista do encontro do rio Tatuamunha com o mar. Foto: Mariana Cavalcante.
Vista do mirante do cemitério. Foto: Virna da Hora.
Eu e Virna curtindo a vista da paisagem do mirante. Foto: Virgínia da Hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *