Conheça o artesanato alagoano através do Circuito Alagoas Feita à Mão

O post de hoje será sobre o “Circuito Alagoas Feita à Mão”, projeto muito especial para mim e Virna, pois na época trabalhávamos para o governo e tivemos o prazer de acompanhar todas as etapas. Incluindo a locação e posicionamento das esculturas, fiscalização do entorno da obra, opinamos no material gráfico e organizamos o evento de lançamento. Também tive a oportunidade de apresentar o projeto numa conferência internacional em Portugal, e posso dizer que os gringos ficaram encantados com os talentos que temos na nossa terrinha!

Eu, Virna e Roberta no dia da inauguração do Circuito. Foto: Acervo Pessoal.
Equipe do artesanato e mestres artesãos durante almoço de pré-lançamento do Circuito. Foto: Acervo Pessoal.

O projeto foi executado pelo Governo de Alagoas através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo e consistiu na instalação de quatro esculturas gigantes na orla de Maceió. Seu objetivo é estimular a população e os visitantes a conhecer e valorizar as produções artesanais alagoanas de diferentes tipologias e regiões. Sendo importante destacar que nos últimos anos o artesanato alagoano tem adquirido reconhecimento nacional e internacional.

Eu e Virna acompanhando os últimos detalhes antes do lançamento do Circuito. Foto: Acervo Pessoal.
Eu, Virna e Roberta durante o evento de lançamento do Circuito. Foto: Acervo Pessoal.
Dona Irinéia, André da Marinheira, Antônio e João das Alagoas após o almoço de pré-lançamento do Circuito. Foto: Mariana Cavalcante.
Dona Irinéia assinando sua obra. Foto: Mariana Cavalcante.
Parabenizando Dona Irinéia pelo lançamento do Circuito. Foto: Acervo Pessoal.
Antônio assinando a obra “O beijo” que representa ele e sua esposa Irinéia. Foto: Mariana Cavalcante.

O circuito é composto pelo beijo de Dona Irinéia, pelo leão de André da Marinheira, pelo boi de João das Alagoas e pela sereia do Mestre Zezinho. Irei falar um pouco sobre cada escultura e suas localizações podem ser vistas no mapa abaixo:

Mapa do Circuito Alagoas Feita à Mão. Fonte: SEDETUR/AL.

O BEIJO DA MESTRA IRINÉIA

Dona Irinéia vive na comunidade quilombola do Muquém localizada município de União dos Palmares. A artesã aprendeu a manusear o barro com sua mãe, inicialmente produzindo utilitários, e posteriormente passou a desenvolver esculturas que remetem as vivências da comunidade. Em 2004, Dona Irinéia foi finalista de um prêmio promovido pela UNESCO. Em 2005, foi reconhecida como Patrimônio Vivo pelo Governo de Alagoas. Em 2015, suas esculturas foram expostas na Expo em Milão a convite dos organizadores. A repercussão de seu trabalho influenciou no aumento do número de visitantes em sua comunidade, também proporcionando melhorias socioeconômicas para outros artesãos que se dedicam à produção do artesanato em cerâmica.

O beijo da Mestra Irinéia – Circuito Alagoas Feita à Mão. Foto: Kaio Fragoso.
Dona Irinéia. Foto: André Palmeira.
O beijo de Dona Irinéia. Foto: Itawi Albuquerque.

O LEÃO DO MESTRE ANDRÉ DA MARINHEIRA

André é filho do grande escultor Manoel da Marinheira. Ele e seus irmãos aprenderam com o pai a talhar animais e santos em madeira. Suas peças seguem os traços paternos, mas com mais movimento. André é especialista em felinos e já expôs suas peças em feiras de arte por todo o Brasil. O artesão também já ensinou o ofício a mais de 15 pessoas. Em sua cidade, Boca da Mata, existe o Museu Manoel da Marinheira, onde se encontram animais de todos os tipos e tamanhos em madeira. Vários deles são de autoria do André e de seus irmãos, além de peças do próprio patriarca Manoel.

Leão do Mestre André da Marinheira – Circuito Alagoas Feita à Mão. Foto: Kaio Fragoso.
Mestre André da Marinheira. Foto: Itawi Albuquerque.
Escultura André da Marinheira. Foto: Itawi Albuquerque.

O BOI DO MESTRE JOÃO DAS ALAGOAS

Artesão da cidade de Capela, João das Alagoas é reconhecido pelas esculturas feitas em cerâmica e por possuir um ateliê onde ensina suas técnicas. Sua obra mais famosa é o boi, que retrata histórias do folclore nordestino, dos casamentos, dos batizados e das mais típicas brincadeiras de rua das crianças brasileiras. João das Alagoas recebeu menção honrosa de melhor artesão na Argentina e em 2011 recebeu o título de Patrimônio Vivo do Estado de Alagoas. Atualmente suas obras integram importantes coleções de arte popular em museus e galerias do Brasil e exterior.

O boi do Mestre João das Alagoas – Circuito Alagoas Feita à Mão. Foto: Kaio Fragoso.
Mestre João das Alagoas. Foto: Itawi Albuquerque.
Escultura de João das Alagoas. Foto: Michel Rios.

A SEREIA DO MESTRE ZEZINHO

Zezinho reside no município de Campo Alegre e trabalha com esculturas em madeira. Aprendeu o ofício com seu pai quando era criança, mas foi somente a partir de adulto que percebeu o artesanato como uma atividade econômica. Antes disso trabalhou como pedreiro, cortador de cana-de-açúcar, agricultor e na colheita de flores.Uma das características marcantes de Zezinho é o caráter lúdico de sua obra, o que faz despertar tanto interesse das crianças. São esculturas de traço rústico e simples com uma combinação de cores, pessoas e animais. Em 2009, Mestre Zezinho recebeu o prêmio de melhor artesão do ano pelo Museu Théo Brandão e menção honrosa do SESC – Alagoas. Hoje seu trabalho está presente em galerias e coleções particulares pelo território brasileiro e exterior.

Sereia do Mestre Zezinho – Circuito Alagoas Feita à Mão. Foto: Márcio Ferreira.
Mestre Zezinho. Foto: Kaio Fragoso.
Esculturas do Mestre Zezinho. Foto: Itawi Albuquerque.

Abaixo irei colocar um vídeo do circuito para que vocês possam conhecer melhor.

Informações:

O beijo da Mestra Irinéia: Hotel Jatiuca – Avenida Álvaro Otacílio, 6883, Jatiúca, Maceió – AL.
Sereia do Mestre Zezinho: Em frente à Academia Top Fitness – Avenida Dr. Antônio Gouveia, Pajuçara, Maceió – AL.
O boi do Mestre João das Alagoas: Em frente à Praça Marcílio Dias – Avenida da Paz, Jaraguá, Maceió – AL.
Leão do Mestre André da Marinheira: Na saída do Pontal da Barra, próximo ao Complexo Esportivo Minin de Lins – Rua Senador Arnon de Mello, Pontal da Barra, Maceió – AL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *