Culinária na cidade histórica de Penedo

Penedo é uma das cidades alagoanas que ficam às margens do Rio São Francisco, dessa forma sua culinária é repleta de crustáceos e peixes da região como o camarão do Rio, peixe pilombeta, caranguejo e a tilápia. Esta última não é nativa, mas se adaptou bem aos criatórios da região, além de representar emprego e fonte de renda. 

Assim como em quase todo interior de Alagoas, os restaurantes oferecem pratos típicos e comida caseira de forma generosa e a preços acessíveis, os mais típicos são os guisados de galinha, carneiro, buchada e claro, muito pirão! Mas a marca registrada da culinária penedense ficou com a carne de Jacaré, esta que atualmente também vem dos criatórios já que a caça ao animal foi proibida. Penedo tem uma boa variedade de restaurantes e tivemos a oportunidade de conhecer alguns dos principais que vamos apresentar abaixo, então acompanhem aí.

Restaurante Forte da Rocheira 

Restaurante Forte da Rocheira. Foto: Virna da Hora.
Um dos mirantes do Forte da Rocheira. Foto: Virna da Hora.

Talvez o mais conhecido e tradicional restaurante de Penedo (inaugurado em 1980), o Forte da Rocheira é também um local histórico. Sua estrutura foi feita sobre o antigo Forte que originou a formação da cidade e é lá que se tem uma das mais belas vistas do Rio São Francisco! 

A comida é muito bem servida, o prato para duas pessoas dependendo pode servir três tranquilamente, e nós pedimos um dos carro chefe do restaurante que foi o filé de peixe a Rocheira: peixe empanado ao molho de vinho branco com acompanhamentos (arroz branco, feijão, purê de macaxeira e farofa). Mas há pratos bem exóticos e muito pedidos por lá, como a carne de jacaré que dizem que é bem saborosa. 

Vista para o Rio. Foto: Mariana Cavalcante.
Fontos antigas da cidade. Foto: Mariana Cavalcante.
Peixe a Rocheira, um dos pratos mais tradicionais do local. Foto: Mariana Cavalcante.

O local é um ponto turístico por si só e super agradável, ficamos nos deliciando com a comida e vista, além de ser bem interessante ver que a estrutura do local é toda na rocha. Vale muito a pena conhecer! 

Uma dica é ir até lá durante ao pôr do sol, na nossa opinião é o melhor local pra assistir já que é possível ter uma visão privilegiada do Rio e há vários mirantes para render boas fotos rsrs. 

Endereço: Praça Rocheira, 2 – Centro Histórico, Penedo – AL, CEP 57200-000
Horários e funcionamento: Terça a Domingo de 10h as 16h
Contato: (82) 3551-2486 e (82) 99916-0057, Instagram: @restaurantefortedarocheira

Restaurante e Petiscaria O Oratório

Area interna do restaurante. Foto: Mariana Cavalcante.
Decoração rustica. Foto: Mariana Cavalcante.
Vista para a parte em que ficam as balsas e barcos. Foto: Mariana Cavalcante.

Com quase 20 anos de existência, O Oratório é também um dos mais tradicionais restaurantes de Penedo e fica também na beira do Rio, funcionando como bar pela noite com a presença de música ao vivo (por ora suspenso devido a Pandemia do COVID-19). 

A vista também é linda, de lá já podemos ver parte de Sergipe com a cidade de Neapólis ao fundo e o restaurante fica ao lado de onde os barcos atracam, dando aquela sensação de estarmos em um píer. 

As balsas ficam bem pertinho. Foto: Mariana Cavalcante.
A entrada do restaurante com seu belo jardim. Foto: Mariana Cavalcante.

Os pratos principais são muito bem servidos, mas como almoçamos tarde pedimos apenas alguns petiscos como carne com fritas e caldinhos. Achamos os preços bem parecidos com os de Maceió e uma boa opção para sair a noite na cidade.  

Endereço: Av. Beira Rio, 304 – Centro Histórico, Penedo – AL, CEP 57200-000
Horários e funcionamento: Todos os dias de 10h as 22h (sexta e sábado até as 2h)
Contato: (82) 3551-2985 e (82) 99909-4777, Instagram: @o_oratoriopetiscaria

Restaurante e Petiscaria Jorjão 

O Jorjão é um restaurante bem charmosinho, com decoração de casa colonial que fica na residência do dono que leva o nome do local. Este, fica ao lado da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e a sensação é de se estar em casa comendo a velha e boa comida caseira! 

O local também tem anos de tradição (inaugurado a 37 anos) e é muito conhecido pelos pratos de caranguejo. Nós pedimos uma peixada de camarão que estava bem fresquinha e como sempre muito bem servida, outro local muito bom para almoçar.

Nosso peixe ao molho de camarão. Foto: Mariana Cavalcante.
Os peixes e crustáceos fazem parte do cotidiano penedense. Foto: Mariana Cavalcante.

Endereço: Rua Henrique Dias, 2 – Centro Histórico, Penedo – AL, CEP 57200-000
Horários e funcionamento: Todos os dias de 08h as 22h 
Contato: (82) 3551-5932 e (82) 99664-2120, Instagram: @jorjaorestaurante

Outras opções (Acesse aqui para saber a lista e endereço dessas)

Vale a pena conhecer também o Restaurante Forte Mauricio de Nassau, esse também muito tradicional que ficava na edificação da Casa da aposentadoria, mas mudou-se recentemente para outro edifício histórico a poucos metros de distância. 

Além dessas mais tradicionais, a cidade tem diversas pizzarias, lanchonetes, sorveterias, self services e comidas diversas como o Daruma (restaurante de comida japonesa, muito bem elogiado). 

Outra opção para quem quer algo mais simples e rápido é o famoso Churrasquinho da Quitéria que fica na Praça Largo de Fátima e está sempre lotado, portanto chegue cedo para garantir seu lugar! 

Outra dica (em especial para os amantes da cozinha) é conhecer a Feira de Peixe de Penedo, com grande variedade de oferta de pescados do Rio e o Mercado Público, ótimo para conhecer e adquirir os produtos locais e experimentar um tradicional café da manhã.

1 comentário em “Culinária na cidade histórica de Penedo”

  1. Concordo com tudo; só não concordo
    com a crueldade praticadas aos animais, principalmente com os cães.
    A poucos dias passei nessa cidade e observei o maltrato praticado; só ali na orla do rio, próximo às balsas tinha mais de 10 cães deitados, um mais doente que outro.
    A administração pública local deveria dar um mínimo de atenção ao fato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *