Massagueira e seus deliciosos frutos do mar

Num Estado rodeado por lagoas, não poderíamos deixar de falar da Massagueira. Povoado situado às margens da Lagoa Manguaba, no município de Marechal Deodoro, aproximadamente 15km da capital alagoana. O lugar além de possuir uma beleza ímpar, é considerado o principal polo gastronômico de Alagoas, com destaque para os frutos do mar, proveniente da pesca dos moradores locais. Em suas proximidades estão localizadas a Praia do Francês, a Praia do Saco e o Espaço Cocada Cultura.

Vista aérea da Massagueira. Foto: Ricardo Lêdo.

É meu local favorito para se deliciar com os frutos do mar e curtir um clima tranquilo em família. Sou suspeita para falar pois visito o local desde criança e o camarão é minha comida favorita. Além dele, encontramos peixe, sururu, siri, massunim, ostra, entre outros frutos do mar. A variedade de restaurantes é um ponto forte no local, na rua principal praticamente existe um restaurante ao lado do outro. Claro que também existem alguns restaurantes em locais mais afastados, ou até mesmo situados no outro lado da rodovia, sentido Praia do Saco. Vou citar aqui alguns dos principais restaurantes para que vocês possam se deliciar também!

Pescador na Lagoa Manguaba. Foto: Autor desconhecido via Acervo Setur.
Restaurante na Massagueira. Foto: Autor desconhecido via Praia do Francês.

CRÔA BAR
Mais afastado do centro do povoado, o Crôa está situado num local muito charmoso. O restaurante é organizado em bangalôs, muitos possuem redes para deitar com vista para a lagoa. A especialidade da casa é o Camarão Bar das Ostras, considerado patrimônio cultural imaterial de Alagoas, e para acompanhar o bar também serve ótimos drinks. O mais legal é que o restaurante fornece pranchas de sup para quem quiser se aventurar na lagoa. Só não me arrisco a ir, porque tenho zero habilidades para me equilibrar rs.

Endereço: Avenida Divina Pastora, Massagueira de Baixo – Marechal Deodoro, Alagoas. CEP 57160-000.
Telefone: (82) 99110-2166.
Instagram: Crôa Bar.

Lagoa Manguaba e a vista para os bangalôs do restaurante. Foto: Crôa Bar.
Camarão Bar das Ostras. Foto: Crôa Bar.
Bangalôs perfeitos para descansar e se deliciar com os frutos do mar. Foto: Crôa Bar.

ARATU
Localizado no mesmo terreno do Crôa Bar. O restaurante é do Chef Paulo Quintella, se você assistiu o programa Master Chef, provavelmente irá reconhecê-lo. A decoração é super rústica com elementos praianos. Quanto aos pratos, por optarem trabalhar com ingredientes da região, acabam sendo sazonais. O que o torna mais legal, pois indo em época diferentes, é possível experimentar diferentes opções. Além das comidas, as bebidas também são regionais, a citar por exemplo as cervejas e os vinhos produzidos no território alagoano.

Endereço: Avenida Divina Pastora, Massagueira de Baixo – Marechal Deodoro, Alagoas. CEP 57160-000.
Telefone: (82) 99115-2257.
Instagram: Aratu.

Restaurante com vista para a lagoa. Foto: Aratu.

Peixe com cuscuz, camarões salteados no alecrim e purê de banana. Foto: Aratu.
Chef Paulo Quintella preparando pratos deliciosos. Foto: Aratu.

BAR DO PATO
Um dos bares mais antigos da região e queridinho pelo Trip Advisor. Possui um ambiente rústico, com ampla vista para a lagoa e ainda tem um parquinho para a criançada brincar. Os pratos são bem servidos e possuem um preço mais acessível em comparação a alguns bares mais refinados. O cardápio pode ser visualizado nesse link.

Endereço: Avenida Nossa Senhora da Conceição, n 1308, Massagueira – Marechal Deodoro, Alagoas. CEP 57160-000.
Telefone: (82) 3260-7048.
Instagram: Bar do Pato.

Fachada do Bar do Pato. Foto: Bar do Pato.
Vista da Lagoa Manguaba no Bar do Pato. Foto: Thiago Selva.
Pratos do bar. Foto: Bar do Pato.

As vezes fico em duvida se o melhor do local são os pratos deliciosos ou a vista para a Lagoa Manguaba. Uma dica muito importante é que existem vários catamarãs que realizam passeios pela lagoa e incluem um roteiro que visita lugares incríveis, geralmente duram cerca de um dia. Podemos falar sobre esse passeio em outro post! Para sobremesa é quase quem uma obrigação passar no Cocada Cultura, mas no povoado também é possível encontrar muitos vendedores de broas, suspiros, cocadas, brasileiras, entre outras guloseimas que já estão me água na boca só de escrever!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *