município: União dos Palmares

No ritmo da capoeira palmarina

Para a construção desse post fui utilizada como referência o “Inventário Nacional de Referências Culturais” realizado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e pelo MINC (Ministério da Cultura) em 2017. Hoje, 20 de novembro, é um dia muito especial na história do nosso país, pois é o dia em que celebramos a …

No ritmo da capoeira palmarina Leia mais »

Muquém antigo após a enchente do Rio Mundaú

Certamente quando vocês pensam em artesanato no município de União dos Palmares, a primeira coisa que nos vem a mente é a Comunidade de Remanescentes Quilombolas do Muquém, que inclusive já fizemos um post falando sobre. O que muitos desconhecem é que a atual comunidade não corresponde à original. O fato ocorreu em 2010, quando …

Muquém antigo após a enchente do Rio Mundaú Leia mais »

A Caravana de Bye Bye Brasil

Hoje vamos falar de um dos filmes mais aclamados do cinema brasileiro, considerado por muitos como uma das mais importantes produções da década de 70 e que entrou em novembro de 2015 na lista feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) como um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.  Comédia …

A Caravana de Bye Bye Brasil Leia mais »

A alegria e representatividade do Guerreiro

Para a construção deste post foi utilizada a pesquisa de patrimônio material e imaterial realizada pelo IPHAN e pelo MINC em 2016. O post de hoje será muito especial, pois irei falar sobre uma manifestação cultural muito representativa para os alagoanos: O guerreiro, que foi originado a partir da junção do auto caboclo e do …

A alegria e representatividade do Guerreiro Leia mais »

A arte do Muquém

São diversos os lugares em União dos Palmares, município situado à 83 km de Maceió, que podemos entrar em contato com a ancestralidade negra. Já falei anteriormente sobre a Serra da Barriga e agora irei contar um pouco sobre a comunidade de remanescentes quilombolas Muquém, pois tão importante quanto visitar onde os quilombolas viveram é …

A arte do Muquém Leia mais »

Serra da Barriga: de Quilombo dos Palmares à Patrimônio Cultural do Mercosul

A Serra da Barriga está localizada no município de União dos Palmares, situada à 83 km da capital alagoana. Durante quase 100 anos abrigou o maior quilombo do país e atualmente é considerada símbolo da resistência negra durante o período escravocrata e reconhecida como patrimônio cultural pelo IPHAN (1986) e MERCOSUL (2017). No dia 20 …

Serra da Barriga: de Quilombo dos Palmares à Patrimônio Cultural do Mercosul Leia mais »