O envolvente Farol da Ponta Verde

O Farol é uma construção bastante enigmática. Apesar de ser um elemento extremamente funcional, desde a sua invenção foi-se atribuindo uma verdadeira afeição e valor sentimental. Este virou um personagem de milhares de histórias ao redor do mundo, se tornando um símbolo de guia, de esperança e até mesmo de romances. Em cada canto do mundo que houver um farol haverá pessoas contando as mais diferentes histórias e compartilhando memórias relacionadas a essa bela invenção. Talvez seja seu formato diferente, sua importância para os navegantes ou sua localização marítima que tenha ajudado a criar esse romantismo, mas é certeza a beleza envolvente que este possui. 

Foto aérea do Farol da Ponta Verde, mostrando toda a sua estrutura. Foto: Lucas Meneses.

Pra mim quando eu penso em Maceió a primeira imagem que me veem a mente é o Farol da Ponta Verde. Sempre que alguém de fora me pergunta qual é a minha cidade e como ela é, automaticamente eu já mostro a imagem da praia de Ponta Verde com o Farol e os corais ao redor. Além disse suas cores me lembram a bandeira com o vermelho e branco e o azul do mar. 

Zoom na área de luz do Farol. Foto: Lucas Meneses.
Farol iluminado. Foto: Lucas Meneses.
Farol iluminado. Foto: Lucas Meneses.

Amo essa paisagem e acho que temos muita sorte de ter um Farol tão próximo a praia e recheado de corais, não há como não se encantar com os dias de maré seca e caminhar até o Farol. Essa é uma programação que acredito que todo Alagoano alguma vez na vida fez ou pelo menos tentou (se a maré tiver ajudado) e vale muito a pena. 

Por do Sol. Foto: Lucas Meneses.
Maré baixa e os recifes que rodeiam o farol. Foto: Lucas Meneses.
Foto aérea do farol. Foto: Lucas Meneses.

Todos os alagoanos e turistas aproveitam muito a praia urbana, afinal ela é linda, e um dos locais mais frequentados é justamente esse cenário. O Farol virou um ponto de referencia também para os banhistas que se juntam ali para curtir o mar, a praia e as piscinas naturais que se formam em dias de maré seca. E como falei acima, muitos aproveitam para andar mais longe até o Farol e admirar a paisagem. Apenas tenha o cuidado de observar a maré para não ficar ilhado e vá de sandálias pois há muitos ouriços, fora isso é só aproveitar essa beleza que está super acessível a todos! 

Lugar perfeito para tirar muitas fotos! Foto: Tirada por turista.
Vista linda da praia. Foto: Virna da Hora.

Para os curiosos sobre a história desse farol, o mesmo foi inaugurado em 2 de janeiro de 1922 e nas antigas publicações ele é tratado como Poste de Luz da Ponta Verde. Foi apenas em 1949 que teve sua torre cilíndrica de alvenaria com 11m de altura, instalada sobre pilares troncos piramidais de concreto armado, aproveitando parte da estrutura construída pelo Conselho Nacional de Petróleo (CNP) que realizou perfurações na região em 1940. 

O Farol usava o sistema de gás acetileno até ser eletrificado em 1986 e seu equipamento luminoso consiste numa lanterna de Sinalização náutica e eclipsor trocador que transmite o lampejo branco que vemos todas as noites, este tem um alcance de 24km e intensidade de quase 4mil candelas (a vela comum possui uma). 

Em várias publicações marítimas de antigamente são encontradas menções sobre encalhes e afundamentos de embarcações devido aos recifes, o que revela a importância do farol ali localizado. Além disso, o Farol da Ponta Verde se comunica com o Farol do Jacintinho, por isso é previsto no plano diretor que a altura dos edifícios na parte baixa da cidade não ultrapasse dez andares. Este é mais um fato que mostra a importância desse elemento para a cidade, pois do ponto de vista arquitetônico e urbanístico foi ele quem definiu a estética visual singular da cidade.  

Praia do Farol de Ponta Verde nos anos 50. Foto: História de Alagoas/Reprodução

Dicas:

  • Recomendável para todas as idades
  • Não acessível (até o farol) para deficientes ou pessoas com problemas de locomoção 
  • Fácil acesso

Informações:
Endereço: Praia de Ponta Verde, Bairro Ponta Verde, Maceió – AL. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *