O fantástico mundo de Jasson

Jasson Gonçalves da Silva, nascido no povoado de Monte Santo, em Belo Monte. Homem de origem humilde que trabalhou na roça durante muitos anos. Foi lá que aprendeu a manejar a madeira, desde a elaboração de ferramentas até a construção de cercas para pastoreio. De uns anos pra cá se reinventou por meio de sua arte, sendo atualmente um dos principais nomes do artesanato alagoano.

Jasson na inauguração da Loja Alagoas Feita à Mão. Foto: Kaio Fragoso.

Suas obras são multicoloridas e cheias de alegria. O colorido dá vida à madeira e suas formas naturais são exaltadas pela criatividade do artesão. Você pode comprar muitas peças de Jasson que, sem dúvidas, elas serão completamente diferentes. Isso que torna sua arte tão única e nos deixa encantados. O artista ficou muito conhecido pela produção de cadeiras, carrancas e garrafas com pássaros.

As cores utilizadas pelo artesão chama a atenção dos críticos de arte. Jasson, proveniente de um povoado no interior de Alagoas, sem as informações do mundo exterior, utiliza uma paleta de cores simples, que coincidentemente foi muito utilizada durante o movimento De Stiji, que influenciou muitos artistas da atualidade.

Cadeira de Ultracolorida de Jasson. Foto: Portal de Móveis de Valor.
Cadeira inspirada nos animais. Foto: Casa Vogue.
Cadeira de Jasson na Exposição Criativos por Tradição. Foto: Artesol.
Cadeira multicolorida de Jasson. Foto: Acervo Sedetur.
Carranca. Foto: Litoral Paulista de Leilões.
Detalhes da Cadeira. Foto: Virna da Hora.
Garrafa com pássaros. Foto: Renan Quevedo.

Mas se engana quem pensa que desde sempre fez peças coloridas. Ele foi descoberto por dois galeristas alagoanos, que logo encomendaram alguns objetos ao artesão. Começou primeiramente a esculpir peças que representavam figuras religiosas, e após conhecer diferentes artesãos da Ilha do Ferro (famosos por seus mobiliários de tronco retorcido), deu espaço para sua criatividade, elaborando peças repletas de formas e cores.

Primeiras peças de Jasson representando figuras religiosas. Foto: Galeria Karandash.

É impossível falar do Jasson e não falar do quanto Renan Quevedo foi fundamental em sua carreira. Para quem não sabe, os dois se conheceram durante o mapeamento do projeto “Novos Para Nós” (que inclusive quem não conhece, conheça!). O projeto é incrível e visa descobrir novos talentos do artesanato brasileiro. Através de Renan, Jasson passou a entrar em contato com grandes galeristas e amantes da arte popular, tornando sua arte cada vez mais conhecida.

Jasson e suas carrancas. Foto: Acervo Sedetur.

O artesão já participou dos principais eventos de design nacional e internacional, colecionando em sua bagagem a exposição “Amostrada”, assinada pelo designer alagoano Rodrigo Ambrósio, na BOOMSPDESIGN. A cadeira tem formato mais retilíneo em comparação às suas demais obras, predominam os tons frios, esculturas de animais na parte lateral e seu encosto é trançado, lembrando muito uma rede de pescar, típica da região, situada às margens do Rio São Francisco.

Cadeira de Jasson elaborada para a BOOMSPDESIGN. Foto: Casa Vogue.

Participou também do Salão do Imóvel em Milão (Itália), com mais uma cadeira fantástica composta por flores, frutas e carrancas. Além de suas garrafas com pássaros posicionados acima da cadeira. A repercussão dessa última obra foi tanta, que o Governo de Alagoas fez uma brincadeira na época em que estava sendo exibido a final da série “Game of Thrones”, um sucesso da HBO. O meme propõe a semelhança entre o trono de ferro tão requisitado na série com a cadeira de Jasson.

Cadeira de Jasson no Salão do Imóvel em Milão. Foto: Artesol.
Meme da Cadeira do Jasson. Fonte: Governo de Alagoas.

Recentemente começou a participar de feiras nacionais de artesanato organizadas pelo Programa do Artesanato Brasileiro. Já foi ao Salão do Artesanato em São Paulo e à FENEARTE em Pernambuco. Não preciso nem comentar que Jasson foi um sucesso, vendeu todas as suas peças, além de garantir muitas encomendas e uma legião de admiradores. Penso que o melhor desses eventos é a possibilidade de intercâmbio cultural entre os artesãos, compartilhando técnicas e saberes para que todos os trabalhos sejam cada vez melhores. Além de ser extremamente inspirador poder conhecer a arte de todo o país.

Somos apaixonadas não somente pelo trabalho de Jasson, como também por sua pessoa, sempre muito simpático. Para que tiver curiosidade em acompanhá-lo, trago a excelente noticia que ele é super ativo nas redes sociais, sigam o perfil dele no instagram @jasson_artesao que ele sempre posta novidades por lá! Também fiquem a vontade para encomendar suas peças ou até mesmo ir visitá-lo em Belo Monte. Vou encerrar o post com mais algumas fotos pra vocês se encantarem mais um pouquinho pelo talento dele!

Eu toda feliz na cadeira do Jasson. Foto: Virginia da Hora.
Jasson e Virna. Foto: Virna da Hora.
Produção das cadeiras. Foto: Virna da Hora.
Produção das cadeiras. Foto: Virna da Hora.
Cadeiras finalizadas. Foto: Virna da Hora.
Cadeira do Jasson. Foto: Virna da Hora.
Cadeira do Jasson. Foto: Virna da Hora.
Cadeira do Jasson. Foto: Virna da Hora.

Entrada da casa de Jasson. Foto: Virna da Hora.
Virna aproveitando as cadeiras na casa do Jasson. Foto: Virna da Hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *