O tempero baiano do Restaurante AKUABA

Quem é de Maceió certamente já foi alguma vez e conhece o restaurante Akuaba. Conhecido pela comida baiana, este restaurante conquistou os alagoanos e já virou ponto de referencia por aqui. A cozinha baiana é uma das mais diversificadas e ricas de todas, já que apresenta fortes influencias da culinária africana, portuguesa, indígena e nesse caso características alagoanas. 

Muitos não sabem, mas o nome AKUABA tem origem no dialeto africano Yorubá e significa ‘’seja bem-vindo’’, e essa é a sensação que temos lá! De estarmos à vontade e sendo bem atendidos naquele espaço super agradável. Afinal, além da boa comida o espaço é amplo e possui uma decoração que mistura elementos contemporâneos com elementos naturais e espaços abertos.

O restaurante começou no ano de 1992 com o casal Osvaldo e Vera Moreira realizando almoços e jantares em sua residência na praia de guaxuma para os amigos mais próximos. Após incentivo dos amigos o casal resolveu levar a sério a ideia e oficializaram o restaurante, que durou cerca de 3 anos nesse local. O negócio deu tão certo que o espaço foi ficando pequeno e no ano de 1997 eles se mudaram para a localização atual, no bairro Stella Maris e com o passar do tempo foram melhorando a infraestrutura e serviço do local. O resultado é esse que podemos conferir hoje!

Familia Moreira: Vera, Osvaldo, Jonatas e a filha caçula. Foto: reprodução Instagram Akuaba.
Chef Jonatas Moreira. Foto: reprodução Instagram Akuaba.

O amor pela gastronomia acabou passando para o filho do casal, o Chef Jonatas Moreira que em 2010 inaugurou o Espaço Gourmet Vera Moreira, uma nova proposta de cozinha gourmet que mistura influencias gastronômicas do Brasil e França, trazidas após Jonatas ter se formado no renomado Instituto Paul Bocuse em Lyon, França. Atualmente, é a figura de Jonatas que representa o restaurante Akuaba a nível nacional através da participação em eventos e programas culinários como o Master Chef Brasil

Deliciosa caipirosca de caju com limão. Foto: Virna da Hora.
Parte externa do restaurante. Foto: Virna da Hora.
Entrada do restaurante. Foto: Virna da Hora.
Fotinha básica da gente no local. Foto: Virna da Hora.
Achei super legal que eles preservaram a árvore e adaptaram a arquitetura a ela. Foto: Virna da Hora.
Arquitetura contemporanea mas com uso de elementos naturais como madeira, plantas etc. Foto: Virna da Hora.

O Akuaba se tornou referencia e foi eleito pela Veja Maceió (2010, 2011, 2013, 2014) como melhor cozinha de peixes e frutos do mar, além de se tornar referência na área de gestão administrativa e negócios conquistando prêmios como o Prêmio Estadual de Qualidade nos anos 2008 (bronze), 2014 (prata) e 2016 (ouro), Prêmio Qualidade Alagoana de Micro e Pequena Empresa e ainda comtempla o Programa de Alimento Seguro. Outra conquista importante foi o certificado da ISO 9001:2008 referente a gestão de processos e da ISO 22000:2006 de segurança alimentar, se tornando o 1º restaurante do Brasil a obter esse selo de qualidade. 

Mas chega de falar de história e vamos falar de comida! Fomos no último feriado almoçar lá e pedimos de entrada a tradicional e famosa Acarajé, que é uma entrada muito bem servida já que os acompanhamentos são servidos a parte. Para o prato principal pedimos uma moqueca de camarão e polvo que também é muito bem servida e deu tranquilamente para 3 pessoas, o diferencial é justamente o tempero baiano já que podemos sentir o gosto do dendê. As moquecas são o carro chefe do restaurante pelo seu preparo e por serem servidas nas panelas de barro que mantém o calor e sabor mais apurado, primeiro coloca-se o tomate, cebola, pimenta, coentro, o leite de coco e deixa cozinhar e em seguida acrescenta os camarões, ovos e fios de azeite de dendê. E voilá, temos o sabor único da Bahia nas moquecas do Akuaba!

Casquinha de siri. Foto: Virna da Hora.
Moqueca de camarão e polvo. Foto: Virna da Hora.
Famosa acarajé do Akuaba. Foto: Virna da Hora.

Outra coisa que você não pode deixar de provar quando for são os drinks. Na minha opinião são as melhores caipiroscas da cidade! As combinações de frutas são perfeitas e o sabor maravilhoso, não é aquela caipirosca super doce ou aguada que é a realidade da maioria dos locais. A minha favorita é a de Caju com Limão e se você for peça que não irá se arrepender. Dessa vez não pedimos sobremesas por que já estávamos muito satisfeitos, mas são conhecidas por serem muito boas. Os preços no Akuaba são justos levando em consideração a qualidade e diferencial da comida e se você gosta da comida baiana ou mesmo de frutos do mar precisa ir!

INFORMAÇÕES:
Endereço: R. Ferroviário Manoel Gonçalves Filho N 6, Jatiúca, Maceió/AL, 57037-040
Contato: (82) 3325-6199, Instagram: @akuababr, Facebook: /akuababr
Horário de funcionamento: De terça a domingo das 11:00h as 23:00h 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *