Passeio pelas falésias da Praia do Gunga

Um dos nossos primeiros posts no site foi sobre a Praia do Gunga que fica no município de Roteiro, lá vocês podem conferir de forma detalhada tudo que essa praia oferece! A Praia do Gunga é uma das mais turísticas de Alagoas, e quase sempre está bem movimentada, principalmente durante feriados e finais de semana. 

As belíssimas falésias do Gunga. Foto: Virna da Hora.

No último final de semana fomos a ela, mas dessa vez para fazer o passeio das falésias, que ainda não conhecíamos. Fomos rumo Litoral Sul, estacionamos na Praia do Gunga (é o mesmo acesso e o estacionamento custa 20 reais o carro) e mais próximo a praia já é possível ver o ponto de vendas do passeio, que pode ser feito de Buggy (50 reais por pessoa) ou quadriciclo (120 reais o casal), que foi a que escolhemos. 

Entrada do estacionamento do Gunga. Foto: Virna da Hora.
Valores do estacionamento. Foto: Virna da Hora.
O ponto de vendas e espera do passeio é logo atrás dessa placa. Foto: Virna da Hora.
Tabela de preços dos passeios. Foto: Virna da Hora.
Tentando driblar o vento rs. Foto: Sophia Andrad.
A única foto que deu tempo no quadriciclo com nossa amiga Sophia. Foto: Acervo Pessoal.

Como fomos num final de semana a praia estava bem cheia e tivemos que esperar cerca de 1h para fazer o passeio, a rotatividade nesses dias é muito grande e de antemão já não aconselho a fazer o passeio nesses dias. O passeio dura cerca de 1h e boa parte dele é dentro dos coqueirais até chegar na praia e suas falésias, ou seja, boa parte do tempo é apenas para chegar lá e as duas paradas são muito rápidas. A primeira é nas falésias e dura apenas 5min e a segunda é na lagoa para tomar banho e dura apenas 10min, é uma correria do inicio ao fim e não dá tempo nem de tirar foto e nem de aproveitar o banho. 

Na entrada do Gunga voce consegue ter toda a visão da praia e muita gente para para tirar fotos! Também há vários passeios de lancha etc com paradas. Foto: Virna da Hora.
Vista das falésias ao longe. Foto: Virna da Hora.
Rede para tirar fotos. Foto: Virna da Hora.
Segunda parada para tomar banho na lagoa que dura 10min. Foto: Virna da Hora.

Os guias vão acompanhando todo o percurso e vão controlando o tempo e apressando o passeio, parecia que estávamos numa corrida disputando quem chegava primeiro. Além disso, outro ponto que achamos negativo foi que na lagoa há duas redes para o pessoal tirar fotos e são cobrados 2 reais, claro que é um valor barato mas na nossa opinião não faz sentido nenhum cobrar do turista por isso considerando que o passeio já é caro e no local de parada não há nenhuma estrutura para descanso. Se o passeio durasse mais tempo e o tempo das paradas fosse coerente o valor valeria a pena, mas não é esse o caso. 

Nosso conselho é… se você tiver um carro apropriado para chegar até lá vale muito mais a pena ir por conta própria, ou ainda a pé pela praia para quem tiver disposto (são cerca de 40min andando). Caso essas opções não sejam viáveis para você tente ir pelo menos em dia de semana pois os guias acabam deixando o passeio se prolongar já que não há tanta rotatividade.  

A primeira parada dos buggys e quadriciclos é para tirar fotos e dura apenas 5min. Foto: Virna da Hora.
Perfeição! Foto: Virna da Hora.
Buggy percorrendo as falésias. Foto: Virna da Hora.
Subindo para tirar fotos. Foto: Virna da Hora.
Se voce subir nas falésias vai ter uma vista linda da praia. Foto: Virna da Hora.
Detalhe das paletas de cores. Foto: Virna da Hora.
As formações rochosas mais lindas! Foto: Virna da Hora.

Outro ponto negativo é a falta de organização para comprar os tickets e esperar o passeio, deveria ter uma infraestrutura melhor e mais confortável para a espera e as informações sobre quem pode dirigir e o momento de assinar o termo de responsabilidade deveriam ser no ato da compra, o que iria reduzir a demora e falta de organização. 

Não queremos desencorajar a ida a este passeio, até por que as falésias do Gunga são lindíssimas e valem muito a pena, mas queremos deixar as pessoas cientes do que elas estarão esperando por que daí podem fazer uma escolha mais consciente. 

Dicas:

  • Apenas maiores de 18 anos podem dirigir o quadriciclo e não é permitido crianças
  • Não acessível para deficientes ou pessoas com problemas de locomoção 
  • Fácil acesso

INFORMAÇÕES:
Endereço:
Praia do Gunga, Roteiro/AL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *