Piscinas naturais de São Miguel dos Milagres

Ir à São Miguel dos Milagres e não desfrutar das piscinas naturais é o mesmo que não ir! Acreditem se quiser, eu já fui milhares de vezes ao local e nenhuma delas havia me planejado para conhecer as famosas piscinas. Dessa vez não poderia deixar passar em branco e logo entramos em contato com um jangadeiro para realizar o passeio.

Piscinas naturais de São Miguel dos Milagres. Foto: Kaio Fragoso para Sedetur/AL.

Para quem não sabe, São Miguel dos Milagres pertence à Área de Proteção Ambiental da Costa dos Corais, a segunda maior do mundo! Sim, pasmem! E está localizada em Alagoas! Ao longo da costa existem várias piscinas naturais, as mais famosas são as da Praia do Patacho, Lages e Porto da Rua. O passeio custa em média R$ 50 por pessoa, mas dependendo da rota, o valor poderá aumentar. Como fechamos uma jangada para as piscinas do Patacho e Lages, o valor saiu R$ 60 por pessoa.

Bem cedinho na Praia do Patacho. Foto: Mariana Cavalcante.
Indo para nossa jangada. Foto: Mariana Cavalcante.

Acordamos cedinho e às 7hrs da manhã já estávamos encontrando com o nosso jangadeiro Paulo para iniciar um dos passeios mais lindo que tive o prazer de fazer na vida. Nosso ponto de encontro foi na Associação do Peixe Boi e seguimos para a Praia do Patacho, onde pegamos o barco e começamos nossa aventura. Assim que entramos no barco já vimos algumas espécies de animais marinhos, como a bolacha do mar.

Jangada. Foto: Mariana Cavalcante.
Bolacha do mar. Foto: Mariana Cavalcante.
Virna empolgada com o passeio. Foto: Mariana Cavalcante.

Infelizmente pegamos um dia nublado e meio chuvoso. Além da maré que estava morta (quando ela não seca e não enche completamente), ou seja, os bancos de areia não estavam tão secos assim, mas ainda sim valeu a pena pois a água estava cristalina. Na primeira parada pudemos ver um ouriço do mar. É muito importante seguir as instruções do jangadeiro, porque eles recebem instruções sobre a forma correta de interagir com os animais e como devolvê-los ao seu habitat natural.

Ouriço do mar. Foto: Mariana Cavalcante.
Virna com o ouriço. Foto: Mariana Cavalcante.

Seguimos o passeio para uma das minhas paradas prediletas, uma formação de corais, que gente, estava surreal de lindo! O azul do mar era muito bonito, além dos peixinhos e dos ouriços na área. Não cansava de admirar o quanto a natureza é linda.

Formações de corais nas piscinas naturais de São Miguel dos Milagres. Foto: Mariana Cavalcante.
Água cristalina. Foto: Mariana Cavalcante.
Corais com ouriços do mar. Foto: Mariana Cavalcante.
Corais. Foto: Mariana Cavalcante.
Água cristalina. Foto: Mariana Cavalcante.
Corais com ouriços do mar. Foto: Mariana Cavalcante.
Água cristalina. Foto: Mariana Cavalcante.

Continuamos nossa tour e chegamos as piscinas naturais do Patacho. Paramos para tomar um banho de mar bem relaxante e ainda observar os peixinhos nadando. Muitos jangadeiros param suas embarcações no local e pude observar algumas pessoas mergulhando com snorkel e outras tirando com fotografo com uma câmera GoPro. Não sei ao certo, mas imagino que essas pessoas devam ter fechado antes com o próprio serviço de bordo nas suas respectivas jangadas.

Outra jangada indo para as piscinas naturais do Patacho. Foto: Mariana Cavalcante.
Placa no começo das piscinas naturais do Patacho. Foto: Mariana Cavalcante.
Peixinhos nadando na água cristalina. Foto: Mariana Cavalcante.
Água transparente. Foto: Mariana Cavalcante.
Peixinho nadando. Foto: Mariana Cavalcante.

Na volta das piscinas tivemos uma feliz surpresa: vários peixes-boi estavam nadando ao redor do nosso barco. Muito emocionante! Segundo o nosso jangadeiro, é comum eles aparecerem nas partes em que a maré está mais cheia, pois eles conseguem nadar. Ele ainda nos contou que se tratava de uma mãe e seus filhotes. Ficamos curiosas em saber como ele conseguia essas informações e soubemos que a equipe responsável por cuidar dos animais do Projeto Peixe Boi sempre orienta os jangadeiros sobre as espécies na região.

Peixe boi vindo em nossa direção. Foto: Mariana Cavalcante.
Nos cumprimentando rs. Foto: Mariana Cavalcante.
Filhote e sua mãe. Foto: Mariana Cavalcante.

Paulo perguntou se queríamos conhecer o encontro do rio Tatuamunha com o mar na Praia de Tatuamunha, e claro, respondemos que sim! Seguimos nossa viagem e só posso afirmar que é uma das praias mais bonitas de São Miguel dos Milagres. Numa parte estava lotada, pois muitos moradores e turistas atravessam a ponte do rio Tatuamunha para curtir com amigos e família. Como a praia não tem infraestrutura de barracas, a maioria leva seus próprios pertences.

Encontro do rio Tatuamunha com o mar. Foto: Mariana Cavalcante.
Encontro do rio Tatuamunha com o mar. Foto: Mariana Cavalcante.

Na parte em que paramos o barco, era mais vazia. Uma vibe incrível de um lugar inóspito, mas ao mesmo tempo cheio de vida. O banco de areia era enorme e quando seguimos reto demos de cara com o manguezal. Não deu outra e entramos no manguezal, vimos vários caranguejos e uma vegetação incrível e bem diferente do ambiente praiano.

Virna nos mangues. Foto: Mariana Cavalcante.
Caranguejo no manguezal. Foto: Mariana Cavalcante.
Manguezal. Foto: Mariana Cavalcante.
Encontro do rio Tatuamunha com o mar. Foto: Mariana Cavalcante.
Posando na faixa de areia. Foto: Virna da Hora.
Areia. Foto: Mariana Cavalcante.

Após curtir o local, resolvemos encerrar o passeio na Praia do Patacho. Durou aproximadamente 4hrs, chegamos às 7hrs e voltamos às 12hrs. É importante se programar antes olhando as tábuas da maré, para ir justamente no horário em que a maré estiver mais sequinha. Se você não entender muito sobre o assunto, pergunte ao seu jangadeiro que ele vai saber te instruir melhor!

INFORMAÇÕES:
Jangadeiro Paulo Bandeira
Telefone: (82) 99688-6554

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *