Um paraíso no sertão: Hotel Pedra do Sino

Como todos sabem, estamos enfrentando uma pandemia e ainda estamos em processo de reabertura de diversas atividades. No final do mês de agosto os hotéis e passeios na região do sertão foram liberados para retornar sob a nova normativa de saúde e segurança. Tivemos então, a oportunidade de sermos convidadas pelo Hotel Pedra do Sino para conferir essas mudanças e contar como foi nossa experiência turística dentro dessa nova dinâmica.

Hotel Pedra do Sino é um verdadeiro paraíso localizado no coração do sertão de Alagoas, mais precisamente em Piranhas. Para começar vamos contar um pouco da sua história e seu nome curioso. 

Um pedacinho do paraíso em pleno sertão. Foto: Acervo Projeto Alagoas.

O hotel foi inaugurado em 2011 com apenas 8 leitos e sem piscina e atualmente já possui 31 leitos que comportam de 2 a 4 hóspedes, sendo um adaptado para deficientes físicos, e com uma piscina que virou marca registrada do hotel. Ele foi fundado pelo casal Francisco de Assis e Eliane Clemente e começou após a aposentadoria de Francisco que trabalhava como técnico de segurança do trabalho na Usina Hidrelétrica de Xingó. O início foi com um restaurante, mas a hospitalidade e comida eram tão boas que os clientes sempre perguntavam por que eles não abriam um hotel. Até pelo fato de na época a região ser pouquíssimo explorada turisticamente. Foi daí que mesmo sem experiência no setor eles resolveram arriscar e a ideia deu tão certo que hoje eles comandam o local junto do filho Eduardo, que foi extremamente simpático com a gente e conversou bastante sobre o hotel e compartilhou suas ideias para o turismo na região. 

Ele nos contou que o nome Pedra do Sino faz alusão a uma formação rochosa que fica no agreste alagoano, sendo considerado monumento natural do Rio São Francisco. Eles queriam um nome que representasse a região e o terreno onde fica o hotel anteriormente possuía essa formação, curiosamente o antigo proprietário falou que ainda tinha uma pedra e os pediu para buscar, quando chegaram lá a pedra era enorme e hoje a vemos logo na entrada do hotel. O mais legal é que quando batemos na pedra realmente escutamos o som de um sino e dizem que ao bater três vezes você pode realizar um desejo! Claro que batemos várias heheh. 

Nós posando na pedra do sino. Foto: Acervo Projeto Alagoas.
A pedra que leva o nome do hotel tem um igual ao do sino! Foto: Acervo Projeto Alagoas.
Na entrada há vários lugares perfeitos pra tirar foto. Foto: Acervo Projeto Alagoas.

Quem vai ao hotel sente de perto a hospitalidade e o amor que eles têm pelo lugar. Assim que chegamos já demos de cara com Francisco que estava cuidando dos jardins e com Eliane que sempre está pelo hotel cumprimentando os hóspedes, verificando a cozinha e decoração. Nós achamos incrível que boa parte dos funcionários é da região e muitos estão desde o início, boa parte não sabia nada de cozinha e hotelaria e aprendeu lá. O que mostra a valorização das pessoas locais, afinal quem melhor para vender um destino senão as pessoas da região?! 

São muitos os motivos que fazem esse hotel ser especial e um deles é a localização privilegiada que nos faz ter as melhores vistas de Piranhas. O hotel fica no alto do Centro Histórico de Piranhas, ou seja, podemos apreciar a vista de toda a cidade tanto de dia quanto de noite e ele fica exatamente ao lado do Mirante Secular, um monumento histórico que possui uma escadaria que leva direto para o centro e que é um dos cartões postais da cidade. Se você tiver disposição de encarar os vários degraus o hotel fica a 10min a pé do centro e menos ainda caso deseje ir de carro. Nós descemos a noite para evitar o calor e foi super legal a sensação de estar vendo a cidade toda do alto e logo em seguida estarmos no centro, não da pra imaginar quão perto é!  

Vista do centro histórico pela noite. O nascer e por do sol também sao perfeitos! Foto: Acervo Projeto Alagoas.

Outra vista incrível e que é uma atração a parte é a vista da piscina que fica de frente para as serras que margeiam o Rio São Francisco. É uma sensação diferente de todas que já experimentamos em um hotel ter aquela visão das serras verdinhas e cheias da vegetação característica do sertão enquanto curtimos o sol, é um sentimento de paz e ao mesmo tempo de estar se sentindo num mundo a parte com aquela vista digna de uma pintura. Além disso, a área comum da piscina é muito aconchegante e perfeita para passar o dia relaxando ou curtindo, e o melhor é que ela fica disponível até as 21h então você pode fazer como nós e pedir suas refeições por lá curtindo uns bons drinks enquanto admira a vista do Velho Chico com o céu estrelado. 

Vista incrível da piscina! Foto: Acervo Projeto Alagoas.
A área comum da piscina é super aconchegante. Foto: Acervo Projeto Alagoas.

Não queríamos sair da piscina. Foto: Acervo Projeto Alagoas.
A piscina e restaurante funcionam até as 21h. Foto: Acervo Projeto Alagoas.
Os drinks são muito bons e podem ser servidos na piscina. Foto: Acervo Projeto Alagoas.

Falando em refeições, a comida do hotel é muito boa e bem servida e os preços também são ótimos! Muitas pessoas acabam não consumindo tanto nos hotéis quando viajam pelos preços serem acima da média dos restaurantes que ficam na cidade, mas nós nos surpreendemos com o Pedra do Sino! O preço lá é melhor que os dos restaurantes em Maceió e a comida maravilhosa. 

O café da manhã também é muito bom, com foco na comida regional (que nós amamos) e você pode comer na parte externa do restaurante com vista para o Rio. Nós ainda tivemos o prazer de desfrutar dessa vista ao som de um músico com saxofone ao vivo. São esses detalhes que mostram a preocupação com o hóspede e fazem a gente querer voltar! Um ponto importante é que devido a pandemia o buffet fica disponível na mesa comum, mas o garçom é quem prepara seu prato para evitar qualquer tipo de contaminação. Toda a equipe do hotel estava com o uso de máscaras e no caso dos hospedes é recomendado seu uso ao entrar no hotel, na recepção e áreas de passagem. 

O café da manha regional. Foto: Acervo Projeto Alagoas.
Música ao vivo pra curtir ainda mais essa vista. Foto: Acervo Projeto Alagoas.
As mesas do restaurante são decoradas com toalhas de redende, feita pelas artesãs da região. Foto: Acervo Projeto Alagoas.

O hotel atualmente possui 31 leitos e parte deles tem vista para o Rio, que foi um dos que ficamos. Os quartos são bem aconchegantes com uma decoração clean e são todos higienizados sob as novas normativas. Uma das mudanças é que a limpeza do quarto não é feita mais todos dias ao cliente sair do quarto, mas caso você necessite basta se dirigir a recepção para solicitar. 

Nossa vista do quarto! Foto: Acervo Projeto Alagoas.
Do quarto já podíamos ver o mirante secular e o pessoal estava montando um espaço para piquenique. Foto: Acervo Projeto Alagoas.

Outro ponto que gostamos muito (talvez por sermos arquitetas sempre ficamos atentas) foi o da preocupação com a sustentabilidade. Logo de cara já vimos diversos painéis solares, o que é maravilhoso pois temos que aproveitar mesmo essas energias mais limpas, ainda mais em locais favoráveis a isso. Há também a coleta seletiva do lixo e reutilização da água usada para regar a vegetação ao redor. Não é à toa que os jardins do hotel estão sempre verdinhos e bem cuidados! Outro ponto que observamos foi a davalorização do artesanato e produtos locais, não só através da lojinha de artesanato que fica ao lado da recepção, mas também na própria decoração do hotel que usa bastante as toalhas rendadas feitas pelas bordadeiras de Entremontes, um povoado de valor histórico de Piranhas e outras tipologias características da região. 

Vista aérea mostrando o estacionamento. O hotel fica acima do centro histórico e dá vista também para o Rio. Foto: Reprodução Pedra do Sino Hotel.
Parte dos painéis solares utilizados no hotel. Foto: Reprodução Pedra do Sino Hotel.

Pra quem deseja turistar no sertão Piranhas é o local perfeito e indicamos muito o Hotel Pedra do Sino, é muito fácil chegar lá e para quem vai de carro o hotel oferece estacionamento gratuito e privado. E caso você ainda não tenha fechado seus passeios pelo Velho Chico, dentro do hotel na recepção há um stand da MFtour, uma das empresas mais tradicionais da região que realiza os passeios e deixa tudo mais cômodo para quem estiver hospedado lá e quiser fechar na hora. 

Informações:
Endereço: Rua Alto do Mirante, 1600 – Centro Histórico, Piranhas – AL, 57460-000.
Contato: (82) 3686-1106 e (82) 98807-3918, Instagram: @pedradosinohotel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *