Uma surpresa em Viçosa: Fazenda Baixa Funda

Alagoas é uma verdadeira caixinha de surpresas, quando a gente acha que já conhece todos os locais incríveis que há por aqui a vida te mostra que não é bem assim…

Foto aérea da Fazenda Baixa Funda. Foto: Acervo Fazenda Baixa Funda.

Um dos últimos exemplos disso foi a Fazenda Baixa Funda, localizada em Viçosa e distante cerca de 90km de Maceió. O local leva o nome de fazenda, se ao ler isso já veio a mente cavalos, bois e cercados, não se engane! A fazenda é tudo menos tradicional, começando pelo seu proprietário Eduardo Guimarães, mais conhecido como o Duda, que é um surfista apaixonado pela natureza e divide o comando do local com sua esposa Maria José, mais conhecida como Mazé. Duda já foi um surfista muito conhecido e respeitado, atualmente mesmo sem praticar o esporte ativamente ele mantém sua paixão através da confecção de pranchas de surf que realiza no seu ateliê. A qualidade é excepcional e ele exporta para fora do país, mas como ele faz por prazer não gosta de divulgar muito essa atividade, o que aumenta ainda mais o desejo de alguns por ser algo super exclusivo hehe. 

Duda, o surfista e proprietário da Fazenda. Foto: Acervo Fazenda Baixa Funda.
Duda trabalhando em seu Notebook diretamente do Rio Caçamba. Foto: Acervo Fazenda Baixa Funda.

Eles uniram esportes e natureza, criando o projeto ‘’Natures Paradise’’ que oferece várias atividades como: trilha ecológica até a cachoeira, rapel, stand up, canoagem e jogos (vôlei, futebol, etc). Mas para quem não é amante dos esportes o lugar continua sendo uma ótima opção pois é um refúgio aberto em meio a Mata Atlântica, você pode simplesmente descansar e ficar curtindo toda a natureza e paz que o local oferece. Aproveite as várias redes espalhadas ao longo da propriedade, o salão de jogos ou a biblioteca na área comum. 

Principal área de atividades da Fazenda. Foto: Acervo Fazenda Baixa Funda.
Foto aérea do campo de futebol. Foto: Acervo Fazenda Baixa Funda.
Foto aérea da entrada e lago da Fazenda. Foto: Acervo Fazenda Baixa Funda.
Redes espalhadas por todas as áreas. Acervo Fazenda Baixa Funda.

O projeto ‘’Natures Paradise’’ é, acima de tudo, um projeto de preservação ambiental, mesmo sendo uma área particular faz parte de uma reserva ambiental. É proibido caçar, pescar ou poluir o local, é muito bacana e visível o amor e cuidado dos proprietários pelo ambiente, mostrando que é possível cuidar das belezas que Alagoas nos dá. É uma iniciativa que mostra que não precisamos do governo para começar a agir e sermos conscientes. 

Um dos principais aspectos que fazem o local ser tão especial é que para todos os lados que nos viramos encontramos uma abundancia de água, já que o Rio Caçamba corta parte da propriedade. Esse é o mesmo rio que deságua na Cachoeira do Anel, tanto que você pode chegar até esta partindo da fazenda. O rio é limpo e se você tiver sorte pode ver as lontras que vivem nele, além dos peixes (esses mais fáceis de ver). Além disso na entrada da propriedade há um pequeno lago onde se realizam várias atividades como o stand up. 

Trilha até a cachoeira. Foto: Acervo Fazenda Baixa Funda.
Piscina natural. Foto: Virna da Hora.
Corredor da casa principal. Foto: Virna da Hora.

Trilha até a cachoeira. Foto: Acervo Fazenda Baixa Funda.
Rio Caçamba. Foto: Virna da Hora.
Várias instalações criativas ao longo da fazenda. Foto: Virna da Hora.
Pranchas para Stand Up no lago. Foto: Acervo Fazenda Baixa Funda.
Eu passeando pelas pedras do Rio. Foto: Roberta Medeiros.
Balancinho na beira do rio. Foto: Roberta Medeiros.

O legal da fazenda, que funciona como pousada, é que você pode passar tanto um final de semana quanto apenas o dia. Nós ficamos apenas o dia pois conhecemos o local por acaso e estávamos a trabalho em Viçosa, mas certamente voltaremos com mais calma. Há muitos leitos, sendo individuais e compartilhados e achei incrível que há duas casas na árvore escondidas na mata para os que desejam algo diferente além de mais privacidade! Os banheiros são compartilhados e há cozinha para fazer as refeições, os proprietários moram na fazenda então sempre estão disponíveis para prestar assistência. 

Sala de estar principal com várias pranchas feitas por Duda. Foto: Acervo Fazenda Baixa Funda.
Entrada da fazenda. Acervo Fazenda Baixa Funda.
Chalés privativos que ficam no meio da mata. Foto: Virna da Hora.
Quarto com vista para a mata. Acervo Fazenda Baixa Funda.
Área principal de refeições. Foto: Virna da Hora.
Subindo o chalé. Foto: Roberta Medeiros.
Quarto compartilhado, todos os quartos são temáticos. Acervo Fazenda Baixa Funda.
Piscina artificial. Foto: Virna da Hora.

Foto interna do chalé. Foto: Acervo Fazenda Baixa Funda.

Para chegar até a fazenda é fácil, basta sair de Viçosa em direção a Chã Preta (cuidado que essa parte da estrada é cheeeeeia de curvas), você verá uma placa ao lado direito com o nome Baixa Funda, daí é só pegar a direita e seguir reto até avistar a entrada da fazenda que fica ao lado esquerdo e só felicidade! Nós fomos por conta própria e acredito que a maioria vá assim, basta ver a disponibilidade através do contato que deixarei abaixo, mas já me indicaram uma agência de turismo (Ecoexcursão) que faz esse passeio. Aproveitem por que vale muito a pena conhecer!

Dicas:

  • Ótimo para crianças
  • Acessível para deficientes de locomoção 
  • Fácil acesso até o local
  • Para todas as idades

Informações:

Fazenda Baixa Funda
Endereço: Fazenda Baixa Funda SN, Barra Grande, Viçosa/AL. CEP 57000-000,
Contatos: (82) 99901-3054, (82) 99918-8353, (82) 99627-6299, (82) 99359-6294, Instagram: @pousadabaixafunda, Facebook: /pousada-fazenda-baixa-funda,
Horários e funcionamento: todos os dias, bom ligar antes para confirmar.  

Ecoexcursão
Contatos: Felipe – (82) 99980-8674, (82) 99901-0425, Instagram: @ecoexcursao, Facebook: /ecoexcursao.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *