Verde dentro da cidade: Parque Municipal de Maceió

Sempre que pensamos em ambientes aventureiros, com muito verde e animais soltos criamos uma imagem que esses ambientes só existem longe dos centros urbanos. O que você não sabia (mas que agora ficará sabendo) é que não é necessário ir para muito longe para curtir um ambiente bem natural e aconchegante.

O Parque Municipal de Maceió fica localizado no bairro do Bebedouro, com uma área de aproximadamente 82,4 hectares. É ainda considerado uma Unidade de Conservação e Área de Proteção Ambiental (APA), apresentando várias espécies de árvores da Mata Atlântica.

Parque Municipal de Maceió. Foto: João Schwartz.

São cerca de 253 espécies vegetais de 177 gêneros e 79 famílias botânicas. Destacam-se a sucupira, embaúba, pau-brasil, craibeira, ipê-roxo, ipê-amarelo, ipê-rosa, ipê branco, embiriba, pau-ferro e ingazeiro. Uma das coisas mais legais no parque é que existe um viveiro de mudas, em que é possível plantar. O próprio parque disponibiliza as mudas para plantio.

Parque Municipal de Maceió. Foto: Vanderlei N. (via Trip Advisor).

Quanto aos animais estão presentes aves como xexéu, pintor-de-sete-cores, sabiá da mata, bem-ti-vi, anum-preto, galinha d’água e fura-barreira; mamíferos como o bicho-preguiça, quati, tatu, cassaco, sagui e cotia; além dos répteis como jiboia, teju, iguana e jacaré. Esse último recebe destaque, pois um dos principais atrativos do parque é o Lago dos Jacarés, onde é possível avistar o animal a poucos metros de distância.

Bicho Preguiça. Foto: Pei Fon.
Sagui. Foto: Valéria Ochoa (via Trip Advisor).
Ave. Foto: Valéria Ochoa (via Trip Advisor).
Jacaré. Foto: SEMDS.
Lago dos Jacarés. Foto: Elkisson (via Trip Advisor).
Mirante para ver os jacarés. Foto: Elkisson (via Trip Advisor).

Para entrar no parque é necessário fornecer alguns dados pessoais para os seguranças na entrada. O local conta com estacionamento, mas que diversas vezes vi lotado, principalmente quando tem excursões escolares. Após estacionar, logo na entrada do parque existe um mapa informativo, que é legal para entender melhor o passeio, e um museu com várias espécies de animais encontradas no local.

Entrada do Parque. Foto: Blog Yapois.
Totem informativo do Parque. Foto: Mariana Cavalcante.
Museu da Fauna e da Flora. Foto: Mariana Cavalcante.
Museu da Fauna e da Flora. Foto: Mariana Cavalcante.

Dentre os principais atrativos do parque estão as pracinhas que existem ao longo da trilha principal, muitos grupos se reúnem e utilizam esses espaços para dançar, meditar e contemplar a paisagem. É um ambiente super versátil para fazer coisas diferentes. Uma dica muito importante é levar itens para comer e beber, pois no local não há espaços para venda desses produtos. Uma vez já fui com alguns amigos e aproveitamos para fazer um picnic ao ar livre, levamos nossas próprias comidas e foi muito legal!

Trilha principal do parque. Foto: Pei Fon.
Trilha principal do parque. Foto: Pei Fon.
Picnic no parque com amigos. Foto: Mariana Cavalcante.
Aula de yoga. Foto: Secom Maceió.

Para os trilheiros de plantão, no parque vocês poderão se aventurar nas cinco trilhas existentes. São elas: trilha principal, com 1.748 metros; trilha da aventura, com 774 metros; trilha da paz, com 152 metros; trilha da mata, com 321 metros; e trilha pau-brasil, com 187 metros.

Visitantes na trilha. Foto: Marco Antônio.
Sinalização da trilha. Foto: Valéria Ochoa (via Trip Advisor).
Ponto de apoio de uma das trilhas. Foto: Flávio Teach (via Trip Advisor).

Uma curiosidade sobre o local é que em sua área está a nascente do Rio do Silva, a primeira fonte de abastecimento da cidade! Foi também um curso hídrico muito importante utilizado como meio de transporte de mercadorias, que aliado ao Porto do Jaraguá proporcionaram o desenvolvimento econômico da capital. Essa movimentação contribuiu para a transferência da capital de Alagoas para Maceió. Hoje em dia, infelizmente o curso do rio está poluído, mas já consegui encontrá-lo por dentro das matas. Se por algum acaso vocês avistarem algumas tubulações no meio das árvores, não tenha dúvidas: era o caminho que o rio percorria para abastecer a cidade.

Rio do Silva. Foto: Mariana Cavalcante.
Passeando no parque com amigos. Foto: Mariana Cavalcante.

INFORMAÇÕES

Endereço: R. Marques de Abrantes, s/n, Bebedouro – Maceió, Alagoas. CEP: 57018-655.
Horário de funcionamento: terça-feira a domingo das 8h às 17h.
Telefone: (82) 9 8801-3651 ou (82) 3312-5396.
Agendamento de visitas monitoradas u em grupos: é necessário um agendamento prévio pelo e-mail agendaparquemunicipal@gmail.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *