Falésias da Praia do Gunga: um breve passeio

Antes de mais nada, um dos nossos primeiros posts no site foi sobre a Praia do Gunga que fica no município de Roteiro, portanto lá vocês podem conferir de forma detalhada tudo que essa praia oferece! Em síntese, nesse post vamos falar apenas do passeio pelas falésias da praia do Gunga.

Falésias da praia do Gunga
As belíssimas falésias do Gunga. Foto: Virna da Hora.

Como muitos sabem, a praia do Gunga é uma das mais turísticas de Alagoas, e como resultado sempre está bem movimentada, principalmente aos feriados e finais de semana. Costumamos frequenta-lá, mas apesar disso nunca havíamos feito o passeio pelas falésias da praia do gunga, então no último final de semana decidimos marcar esse item da nossa lista de passeios!

Como chegar nas falésias da Praia do Gunga?

Primeiramente, para chegar lá é só ir em direção ao Litoral Sul que não tem erro, já que o caminho até esta é bem sinalizado e seguindo o GPS fica ainda mais fácil. Logo após avistar a sinalização da praia, você entrará primeiro no estacionamento da Praia do Gunga (é o mesmo acesso e o estacionamento custa 20 reais o carro), não se assuste se tiver fila de carros por que é normal em dias mais movimentados.

Depois que estacionar, já é possível ver a praia e o ponto de vendas do passeio, que pode ser feito de Buggy (50 reais por pessoa) ou quadriciclo (120 reais o casal), que foi a que escolhemos. 

Estacionamento
Entrada do estacionamento do Gunga. Foto: Virna da Hora.
Estacionamento
Valores do estacionamento. Foto: Virna da Hora.
Ponto de Venda
O ponto de vendas e espera do passeio é logo atrás dessa placa. Foto: Virna da Hora.
Tabela de preços
Tabela de preços dos passeios. Foto: Virna da Hora.
Praia do Gunga
Tentando driblar o vento rs. Foto: Sophia Andrad.
Passeio de quadriciclo na praia do Gunga
A única foto que deu tempo no quadriciclo com nossa amiga Sophia. Foto: Acervo Pessoal.

Já que fomos num final de semana, a praia estava bem cheia, bem como a rotatividade de pessoas indo realizar o passeio. De antemão, não aconselho a ir nestes dias pois voce terá que enfrentar uma grande fila e muita demora. Nós, por exemplo, esperamos cerca de 1h e todo o processo de compra de ingresso e fila é super desorganizado.

Como é o passeio?

O passeio dura cerca de 1h e boa parte dele é dentro dos coqueirais até chegar a praia e suas falésias, ou seja, boa parte do tempo é apenas para chegar lá e as duas paradas são muito rápidas. A primeira é nas falésias, para tirar fotos e apreciar a vista, contudo a parada dura apenas 5min tornando isso impossível.

Pouco depois, temos a segunda parada que é para o banho de lagoa (Lagoa de Roteiro) e suposto descanso, que assim como a anterior dura pouco tempo, nesse caso só 10min. Em suma, é uma correria do início ao fim e não dá tempo nem de tirar foto e nem de aproveitar o banho. 

Praia do Gunga
Na entrada do Gunga voce consegue ter toda a visão da praia e muita gente para para tirar fotos! Também há vários passeios de lancha etc com paradas. Foto: Virna da Hora.
Falésias da praia do Gunga
Vista das falésias ao longe. Foto: Virna da Hora.
Lagoa de Roteiro
Rede para tirar fotos. Foto: Virna da Hora.
Lagoa de Roteiro
Segunda parada para tomar banho na lagoa que dura 10min. Foto: Virna da Hora.

Todo o percurso é acompanhando por guias, contudo, a funcao deles é apenas controlar o tempo e apressar o o passeio. Conforme dirigíamos, a sensação era a de que estávamos numa corrida disputando quem chegava primeiro.

Conselhos

Além disso, outro ponto que achamos negativo foi que na lagoa há duas redes para o pessoal tirar fotos da qual cobram-se 2 reais. É um valor simbólico, mas na nossa opinião não faz sentido algum cobrar do turista por isso considerando que o passeio já é caro para o que é oferecido e no local de parada não há nenhuma estrutura para descanso. Se o passeio durasse mais tempo e o tempo das paradas fosse coerente o valor valeria a pena, mas não é esse o caso. 

Em outras palavras, se você tiver um carro apropriado para chegar até lá vale muito mais a pena ir por conta própria, ou ir a pé pela praia para quem tiver disposto (são cerca de 40min andando). Caso essas opções não sejam viáveis para você tente ir pelo menos em dia de semana pois os guias acabam deixando o passeio se prolongar já que não há tanta rotatividade.  

Falésias da praia do Gunga
A primeira parada dos buggys e quadriciclos é para tirar fotos e dura apenas 5min. Foto: Virna da Hora.
Falésias da praia do Gunga
Perfeição! Foto: Virna da Hora.
Falésias da praia do Gunga
Buggy percorrendo as falésias. Foto: Virna da Hora.
Falésias da praia do Gunga
Subindo para tirar fotos. Foto: Virna da Hora.
Falésias da praia do Gunga
Se voce subir nas falésias vai ter uma vista linda da praia. Foto: Virna da Hora.
Falésias da praia do Gunga
Detalhe das paletas de cores. Foto: Virna da Hora.
Falésias da praia do Gunga
As formações rochosas mais lindas! Foto: Virna da Hora.

Observações do passeio nas falésias da praia do Gunga

Por fim, outro ponto negativo é a falta de organização para comprar os tickets e esperar o passeio. Por exemplo, deveria ter uma infraestrutura melhor e mais confortável para a espera. Bem como, as informações sobre quem pode dirigir e o momento de assinar o termo de responsabilidade deveriam ser no ato da compra, o que iria reduzir a demora e falta de organização. 

Não queremos desencorajar a ida a este passeio, até por que as falésias do Gunga são lindíssimas e valem muito a pena, mas queremos deixar as pessoas cientes do que elas estarão esperando por que daí podem fazer uma escolha mais consciente. 

Dicas:

  • Apenas maiores de 18 anos podem dirigir o quadriciclo e não é permitido crianças
  • Não acessível para deficientes ou pessoas com problemas de locomoção 
  • Fácil acesso

INFORMAÇÕES:
Endereço:
Praia do Gunga, Roteiro/AL

1 comentário em “Falésias da Praia do Gunga: um breve passeio”

  1. O acesso a praia do Gunga tem um dono, e só temos acesso a essa
    praia de carro se pagarmos o estacionamento.
    Nesse estacionamento solicitei para estacionar mais próximo ao local de desembarque pois estávamos em dois veículos com 5 crianças, 2 idosos, 1 gestante e 1 deficiente físico, e chovia nessa hora, e haviam vagas próximas ao desembarque, mas os donos da praia, intransigentemente não permitiram estacionarmos mais próximo, pois tinha que completar a fila, e os veículos ficariam bem distante.
    Mesmo insistindo para fazer a gentileza de abrir exceção e deixar estacionar nas vagas próximas, o funcionário grosseiramente mandou pagar ou irmos embora, sem querer esperar nem as pessoas desembarcarem dos veículos.
    Tratamento extremamente grosseiro!
    ABSURDO!!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *