CULTURA

ARTESANATO

Alagoas é conhecida nacional e internacionalmente por seu artesanato único e diversificado. A prática artesanal se desenvolveu em grande parte à beira das águas, na produção das rendas e bordados, e partiu para o interior com o uso das mais diversas matérias primas como a madeira, o ferro, o barro, dentre outros. O artesanato se mantém como um meio de subsistência para os habitantes e contribui para a preservação histórico cultural.

PATRIMÔNIO

Alagoas apresenta um conjunto de edificações e sítios históricos da capital ao interior que refletem a presença e influência europeia, principalmente portuguesa e holandesa. Algumas cidades como Marechal Deodoro, Penedo, Piranhas e Maceió são um verdadeiro retorno ao passado, mantendo vivo o patrimônio arquitetônico. Os museus, igrejas, logradouros, edificações, esculturas e fortificações são restaurados e valorizados pelas instituições competentes.

EXPRESSÕES CULTURAIS

O pastoril, a chegança, os folguedos e o guerreiro são algumas das principais manifestações culturais existentes no território alagoano. As expressões culturais estão presentes no cotidiano do alagoano, mas são vistas com toda sua riqueza em ocasiões festivas na capital e principalmente nas cidades interioranas. Os eventos são uma das formas de manter a tradição das músicas, danças, encenações, poética e vestimentas nas diferentes gerações.