A Histórica cidade de Penedo

A histórica cidade de Penedo foi nomeada em homenagem a uma pequena colina rochosa onde foi construída, conhecida como “penedo”. Curioso, né? Mas é isso mesmo, a cidade deve o seu nome a essa grande rocha em que se assenta. E não é só isso, antes de ser chamada de Penedo, ela foi conhecida por outros nomes, como Vila de São Francisco e Vila do Penedo do Rio São Francisco. Mas foi só em 1842 que o nome Penedo foi oficialmente adotado. Então, se você quer conhecer um pouco mais sobre a história desse lugar incrível, Penedo é definitivamente um destino que você precisa visitar!

Centro histórico da cidade de Penedo
Vista do centro histórico de Penedo. Foto: Projeto Alagoas.

Origem histórica de Penedo

Apesar de sua origem ainda ser motivo de controvérsia, alguns dos melhores nomes da historiografia alagoana, como Thomaz Espíndola, Moreno Brandão, Diegues Júnior, Craveiro Costa e José Próspero Caroatá, trazem informações valiosas sobre o tema, cada um com sua própria versão sobre a data de fundação da cidade. Enquanto Abelardo Duarte afirma que a cidade foi criada em 1535, Wether Vilela argumenta que não há documentação que comprove essa afirmação e apesar das diferenças de opinião, o que se sabe com certeza é que a cidade já existia quando o sesmeiro Cristóvão da Rocha ergueu uma igreja em homenagem a Santo Antônio em 1613, um ano após receber as terras da Coroa.

Porém, sua origem sempre remonta a quando Duarte Coelho Pereira, para consolidar seu domínio sobre a capitania que dirigia, navegando rio acima, chegou em 10 de outubro de 1555 ao lugar estratégico onde ergueria o povoado que seria o núcleo inicial da cidade. Duarte vislumbrou desde logo a importância estratégica do sítio para a penetração e vigilância da região, sendo posteriormente a grande porta de entrada para o interior e o Sertão. A história de Penedo mescla índios, portugueses, holandeses, negros e mestiços em um só cenário e é marcada por acontecimentos importantes para a história não só de Alagoas, mas, do país.

Acontecimentos históricos marcantes

Um dos acontecimentos mais marcantes foi a dominação holandesa ocorrida de 1637 a 1645, na qual Maurício de Nassau mandou construir um forte, o Forte Maurício, que serviu para derrotar as tropas do conde Bagnuolo que, após derrota, fugiu para Sergipe. Daí Penedo passou por diversas fases, sendo agrupamento indígena, feitoria para armazenar pau-brasil e outros produtos, Forte Maurício, Vila do São Francisco, porto aberto a navegação, centro dinâmico do Rio São Francisco, sede do Governo imperial (quando recebeu sua majestade dom Pedro II), Conselho de Intendência, diocese e município republicano são alguns dos principais acontecimentos ocorridos nessa cidade!

A Histórica cidade de Penedo
Catedral Diocesana. Foto: Mariana Cavalcante.
A Histórica cidade de Penedo
Ruas do Centro Histórico. Foto: Mariana Cavalcante.
A Histórica cidade de Penedo
Rua das lavadeiras, a mais antiga. Foto: Mariana Cavalcante.
A Histórica cidade de Penedo
Forte da Rocheira, onde se originou o povoado. Foto: Mariana Cavalcante.
A Histórica cidade de Penedo
Forte Maurício de Nassau. Foto: Mariana Cavalcante.
A Histórica cidade de Penedo
Mirante da Rocheira. Foto: Mariana Cavalcante.

Penedo conheceu a rebeldia dos quilombos, descendentes das nações e tribos que hoje são nomes distantes, como os abacatiaras, caetés e aconans, participou do período de afirmação politica da capitania, das lutas pela independência e das crises politica e militar da Revolução de 1817, que resultou na emancipação de Alagoas em relação a Pernambuco. Também tomou parte no episódio da transferência da capital para Maceió, dos movimentos Republicano e Abolicionista, além das transformações materiais do século XIX como a navegação a vapor e as ferrovias.

A Histórica cidade de Penedo
Museu Paço Imperial. Foto: Mariana Cavalcante.
A Histórica cidade de Penedo
Casa do Patrimônio e sede do IPhan, que conta toda a história da cidade. Foto: Mariana Cavalcante.
A Histórica cidade de Penedo
Interior do teatro 7 de Setembro. Foto: Mariana Cavalcante.
A Histórica cidade de Penedo
Interior da casa de aposentadoria. Foto: Mariana Cavalcante.

Importância histórica de Penedo

Penedo teve muito de sua importância econômica e estratégica, impulsionada pelo Porto, o qual era o único rival a altura do porto de Maceió, e pelos currais do Rio, participando do ciclo do gado e do açúcar. Formou também cidadãos ilustres de diversas áreas na política e artes, dos cinco primeiros governadores de Alagoas, três estavam diretamente ligados a cidade. Contudo, a partir do século XX devido ao surgimento das rodovias e consequentemente marginalização dos portos, fato que deu lugar ao despontar de novas cidades nos entroncamentos rodoviários como Porto Real do Colégio, onde foi erguida uma ponte ligando Alagoas a Sergipe, fazendo a cidade sofrer um processo de declínio econômico.

Patrimônio Histórico Nacional

Conhecida por ser o maior centro de arte barroca e neoclássica do Estado, Penedo conserva boa parte do seu patrimônio arquitetônico, com seu Centro Histórico que nos faz sentir como se tivéssemos voltado ao tempo, fato que deu a ela o tombamento e o título de Patrimônio Histórico Nacional e permitiu que a cidade voltasse a se reerguer e a valorizar toda a história que passou e que ainda conserva. Aproveite para visitar as mais belas Igrejas do Estado!

A Histórica cidade de Penedo
Convento e Igreja Santa Maria dos Anjos. Foto: Mariana Cavalcante.
A Histórica cidade de Penedo
Interior do Convento e Igreja Santa Maria dos Anjos. Foto: Mariana Cavalcante.
A Histórica cidade de Penedo
Oratório da forca. Foto: Mariana Cavalcante.
A Histórica cidade de Penedo
Interior da Igreja N.S da Corrente. Foto: Mariana Cavalcante.
A Histórica cidade de Penedo
Interior da Igreja de Sao Gonçalo Garcia. Foto: Mariana Cavalcante.
A Histórica cidade de Penedo
Interior da Igreja N. S do Rosário dos Pretos. Foto: Mariana Cavalcante.

Penedo: Berço da arte

Penedo sempre foi o berço dos artistas do Estado desde sua origem, são muitos artistas nas áreas do artesanato, música, teatro, arquitetura e escrita. Não é à toa que nasceu lá o primeiro teatro do Estado, o Teatro 7 de Setembro, que se tem a tricentenária arte dos santeiros, mantida viva por artesãos como Timaia e Claudeonor Higino e que se mantém a vocação musical com as prestigiadas escolas de música.

Além da história, Penedo possui um rico patrimônio ecológico já que, no município encontra-se a Área de Proteção Ambiental Estadual (APA) Marituba do Peixe, que está inserida na Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) e possui uma Reserva Particular do Patrimônio Natural, a Planalto (RPPN). Iremos falar mais pra frente da nossa visita pela APA!

A Histórica cidade de Penedo
Nossa guia Lucineide. Foto: Projeto Alagoas.
Totem de Penedo
Totem Penedo. Foto: Projeto Alagoas.

Há muito que se falar e mostrar de Penedo, por isso vamos destrinchar seu patrimônio e artistas em outras matérias aqui no site. Por ora, ficaremos com esse breve histórico da formação da cidade e seus principais acontecimentos para que vocês despertem a curiosidade em saber mais e despertem a vontade de visitar essa jóia alagoana!

Mapa da Histórica cidade de Penedo
Mapa que fizemos dos principais pontos históricos da cidade. Imagem: Projeto Alagoas.

Dicas:

  • Contratar um guia local para realmente conhecer a história da cidade e consequentemente seu Patrimônio
  • Fácil acesso

Informações:
Endereço: Centro Histórico de Penedo/AL, CEP 57200-000
Contato Guia Local: (82) 9690-2484- Lucineide Cassia, Instagram: @cassialucineide

4 comentários em “A Histórica cidade de Penedo”

  1. DANIEL CORREIA DA SILVA

    Acabei de conhecer essa linda cidade! A riqueza história é maravilhosa, e pra completar, o por do sou sobre o rio São Francisco. Fiquei como quem sonha!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *