As Piscinas Naturais de Pajuçara

A princípio, um dos cartões postais mais icônicos da cidade de Maceió são as piscinas naturais de Pajuçara! Afinal, quem vem a Maceió ou mora aqui frequentemente visita as piscinas. Portanto, nesse post vamos contar as várias opções que a cidade oferece para realizar o passeio até as famosas piscinas naturais de Pajuçara, sendo a de jangada a mais tradicional.

piscinas naturais de Pajuçara
Vista aérea das piscinas naturais de Pajuçara. Foto: Wesley Menegari.

As piscinas naturais de Pajuçara

A maior parte das piscinas naturais estão a apenas 2km da orla da Praia de Pajuçara. Portanto, é lá onde se concentram boa parte dos arrecifes que compõe a praia urbana. Dessa forma, são diversos bancos de areia repletos de corais, espécies marinhas, águas claras e mornas que enchem os olhos de quem visita.

O passeio com as jangadas é realizado por jangadeiros credenciados e atualmente, há embarcações adaptadas para cadeirantes. Muitos turistas já vêm com pacotes prontos que incluem esse passeio, mas para quem não tem é muito simples de fazer, basta ir à praia e falar com algum dos jangadeiros, sempre há dezenas deles e alguém sempre está disponível.

piscinas naturais de Pajuçara
Jangadeiros de Pajuçara. Foto: Thales Azzi.

piscinas naturais de Pajuçara
Jangadas de Pajuçara. Foto: Thales Azzi.

Atenção para a Tábua de Marés

É ideal que você faça o passeio com a maré baixa, já que para as piscinas naturais se formarem é preciso que seu nível esteja baixo (o ideal é que esteja abaixo de 0.5m). Dessa forma dá para ver os peixinhos, curtir bastante as piscininhas e claro a praia fica ainda mais bela!

Eu aconselho a ir na semana de lua cheia ou lua nova pois é o período que a praia fica mais bonita e os corais ficam por mais tempo na superfície. Procure embarcar na jangada pelo menos 1h antes do horário de menor altitude, dessa forma você conseguirá aproveitar mais as piscinas (acesse o site que indica a tábua das marés para saber dos horários ideais). 

piscinas naturais de Pajuçara
Vista aérea dos corais. Foto: Thales Azzi.
Praia de Pajuçara
Orla marítima. Foto: Thales Azzi.

Passeio nas piscinas naturais de Pajuçara

Leva em média 15min para chegar as piscinas naturais, em seguida todas as jangadas se juntam em círculo e algumas viram bares flutuantes, servindo bebidas e petiscos (não estão inclusos no valor do passeio) aos visitantes.

Por incrível que pareça, ainda que no meio do mar, há serviço de garçom e até mesinhas adaptadas de isopor que flutuam para comodidade dos visitantes! Assim como boa parte dos bares em Maceió, os preços são acessíveis e é possível até mesmo pagar com cartão em alguns casos. 

piscinas naturais de Pajuçara
Jangadas reunidas na piscina natural da Pajuçara. Foto: Wesley Menegari.

O clima do passeio é bem divertido e logo após retornar a areia, minha dica é ficar lá pela praia mesmo, em algum dos bares a beira mar ou simplesmente nas barracas da praia curtindo um pouco mais da paisagem e o por do sol. 

A média de preço é entre 30 a 40 reais por pessoa, podendo variar de acordo com a quantidade de pessoas (se forem muitas eles dão desconto) e com o que o jangadeiro oferece, pois alguns já incluem equipamento de mergulho como máscara, snorkel etc. Contudo, todas são equipadas com colete salva vidas e seu uso é obrigatório durante o trajeto!

Por fim, o passeio dura cerca de 2h e pode ser feito em qualquer dia da semana. Logo, pode ser feito tanto pela manha quanto pela tarde, vai depender do nível da maré.

Praia de Pajuçara
Barracas de praia do Lopana. Foto: Kaio Fragoso.
Praia de Pajuçara
Jangadas e velas. Foto: Wesley Menegari.

Outras opções para ir até as piscinas

Caso já tenha feito o passeio com jangadas você pode alugar um caiaque, Stand Up Paddle, equipamento de mergulho ou simplesmente ir a pé e desbravar por conta própria a beleza das piscinas, assim você fica mais livre e fica o tempo que quiser. Contudo, o mais importante é prestar atenção no nível da maré! É possível alugar esses equipamentos lá mesmo, já que ao lado do bar Lopana há um ponto da Sun Sup Maceió que os fornece. 

Por fim, outra opção é fazer o passeio com o catamarã do bar lopana, que custa 50 reais por pessoa e também é uma opção muito agradável. Da mesma forma que o passeio de jangada a duração é de cerca de 2h, passando por mais de uma piscina natural.

Enfim, são diversas as opções e se você tiver tempo por que não aproveitar todas? Afinal a beleza azul turquesa desse mar é um vício! 

Praia de Pajuçara
Vista aérea das jangadas. Foto: Thales Azzi.
Dicas:
  • Bom para crianças
  • Acessível para deficientes
  • Fácil acesso
  • Para todas as idades
INFORMAÇÕES 

Endereço das piscinas naturais: Rua Sampaio Marques, Praia de Pajuçara- Maceió/AL,
Horários e funcionamento: Aberta todos os dias e horários de acordo com a tábua das marés.
Endereço Bar Lopana: Av. Silvio Carlos Viana, 27 – Ponta Verde, Maceió – AL, 57035-160,
Horários e funcionamento: Terça a sexta de 10h a 00h e Sábado e domingo de 9h a 00h,
Contatos: (82) 3231-7484, Instagram: @lopanamcz, Facebook: /lopanamaceio.
Aluguel de equipamento aquático: Av. Silvio Carlos Viana – Ponta Verde, Maceió – AL, 57035-160,
Contatos: (82) 98726-1517, Instagram: @sunsupmcz.
Tábua das marés: climatempo.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *