Praia de Barreiras e sua beleza sossegada

Ao passo que estávamos a caminho do Pontal do Coruripe, logo em seguida vimos uma placa anunciando “Praia de Barreiras” e pensamos ‘’por que não conhecer?’’. A praia de Barreiras fica no povoado de Barreiras, município de Coruripe distante cerca de 100km de Maceió, portanto acredito que esse nome se deva as barreiras de corais existentes na região.

Praia de Barreiras
Praia de Barreiras: areia branca, vegetação de mangue e encontro do Rio Coruripe com o mar. Foto: Virna da Hora.
Rio Coruripe
Vista do Rio Coruripe seco com a vila ao fundo. Foto: Virna da Hora.
Rio Coruripe
Rio Coruripe sequinho. Foto: Virna da Hora.

Como chegar em Barreiras?

Primeiramente, coloque o endereço no GPS que ele irá dar a rota correta. Caso fique sem internet, para chegar lá basta seguir em direção a praia do Pontal do Coruripe e em seguida você verá placas indicando o povoado de Barreiras.

Após entrar no povoado de Barreiras é só seguir direto e pouco antes do final da pista asfaltada, entrar a esquerda (não há placas indicando a entrada, mas é a única pista asfaltada, então não tem muito erro). Logo em seguida, você irá dar de cara com uma vila de pescadores muito bem organizada e com uma orla agradável! Além disso, de cara você avistará o Rio Coruripe e muitas pousadas e restaurantes na orla, ou seja, um lugar bastante atrativo para aproveitar dias de descanso. 

Praia de Barreiras
Manter a praia limpa sempre! Foto: Virna da Hora.
Povoado de Barreiras.
Igreja principal do Povoado. Foto: Virna da Hora.
Praia de Barreiras
Vista da Orla. Foto: Virna da Hora.

Esse povoado tem o mesmo ar de vila de pescador que outras cidades litorâneas daqui, como Milagres por exemplo. A população é de pouco mais de 6mil habitantes e como resultado, as principais atividades da região são a pesca, cultivo da cana-de-açúcar, coleta de coco e claro, artesanato. 

Estrutura turística da praia

É importante se atentar a tábua de marés, nesse sentido, fomos quando a maré estava sequinha e nos apaixonamos! O Rio Coruripe também estava quase seco, dessa forma foi possível atravessá-lo a pé e seguir o caminho até a praia, que é bem visível da Orla (dá pra ver da Igreja principal).

Do mesmo modo, haviam vários barcos, canoas e pescadores fazendo seu trabalho. Imediatamente, percebemos que Barreiras é frequentada em sua maioria pelos locais, ou seja, é uma praia mais deserta. Assim, há muita tranquilidade e ainda que nao seja tao frequentada turisticamente, não precisa se preocupar com estrutura de barraquinhas de praia, pois a cidade tem vários restaurantes e quiosques. Todavia, aconselho levar um guarda sol para não torrar haha.

Praia de Barreiras
Caminho para a praia. Foto: Mariana Cavalcante.
Praia de Barreiras
Pescador e marisqueiro catando siris e caranguejos. Foto: Mariana Cavalcante.
Praia de Barreiras
Mari posando. Foto: Virna da Hora.

Praia de Barreiras e Rio Coruripe

Sobretudo, o legal é que além da praia dá para curtir o Rio e ver o encontro desse com o mar. A areia da praia é branquinha e o mar é mais agitado, mas dá pra entrar sem perigo! Além disso, de lá já dá pra ver o farol do Pontal do Coruripe e se estiver disposto chegar lá andando hehe.

Barreiras é uma praia mais deserta também pelo fato de ser mais acessível durante a maré baixa, então fique ligado na tábua de marés. Por fim, dizem também que é uma praia muito boa para esportes náuticos como windsurf e outros, então fica a dica para os esportistas! Desse assunto não temos muita prática, mas por outro lado podemos trazer a informação haha.

Praia de Barreiras
Aproveitando a paisagem para tirar foto. Foto: Mariana Cavalcante.
Praia de Barreiras
Mari também fazendo um book de fotos. Foto: Virna da Hora.
Praia de Barreiras
Amamos essa paisagem de galhos secos no caminho da praia. Foto: Virna da Hora.
Praia de Barreiras
Praia super tranquila. Foto: Virna da Hora.
Praia de Barreiras
Moradores do povoado curtindo o mar. Foto: Virna da Hora.
Praia de Barreiras
Praia quase deserta. Foto: Mariana Cavalcante.
Pescador no Rio. Foto: Mariana Cavalcante.

Nós amamos e já queremos voltar, afinal a praia é linda, tranquila e com belas paisagens. Ainda que, não seja tão frequentada como outras, conta com boa estrutura de bares, restaurantes e hospedagem e tudo isso a preços bem mais acessíveis que de muitas das demais cidades litorâneas! Portanto, não deixe de visitar!

Dicas:

  • Fácil acesso
  • Ir durante a maré baixa (ver tábua de marés)
  • Levar guarda sol ou se proteger bastante com chapéus e protetor

INFORMAÇÕES:
Endereço: Praia de Barreiras, Povoado Barreiras – Coruripe/AL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *