Aprendendo a fazer artesanato na Casa Artífice

Hoje irei compartilhar uma experiência muito agradável que vivi nos últimos dias: fiz minhas primeiras peças em barro com a ajuda de João Carlos Filho, filho do grande Mestre artesão João das Alagoas. Ambos são provenientes do município de Capela, localizado na região dos quilombos em Alagoas, aproximadamente 65km da capital alagoana.

Focada nas minhas peças rs. Foto: Mariana Cavalcante.
Companheiras de turma aprendendo com João Carlos. Foto: Mariana Cavalcante.

João Carlos Filho seguiu os ensinamentos do pai na produção do artesanato em barro. Faz desde peças pequenas até grandes, mas o que todas tem em comum é a riqueza de detalhes e a delicadeza em que manuseia a matéria-prima. Uma das minhas obras favoritas é a cadeira que ele fez para a BOOMSPDESIGN, um dos maiores eventos de design no Brasil. Como não tenho palavras para descrever essa obra-prima, irei deixar aqui uma foto para que vocês se choquem comigo.

João Carlos Filho. Foto: Felipe Brasil.
Cadeira feita por João Carlos para a BOOMSPDESIGN. Foto: Felipe Brasil.

Para quem tiver mais curiosidade, já fiz um post aqui no site falando não somente sobre o João, mas também sobre os principais artesãos do atelier do João das Alagoas lá em Capela. Super indico a leitura para quem quiser conhecer mais sobre. É importante lembrar que apesar do atelier ser em outro município, as aulas lecionadas pelo artesão ocorrem na Casa Artífice, situada no bairro do Jaraguá em Maceió.

O atelier é uma graça! Foi o próprio João que fez tudo! Foto: Mariana Cavalcante.

Estava super empolgada para minha primeira aula, pois sou pesquisadora na área do turismo criativo, que em resumo é aprender a fazer algum ofício com a comunidade local. Como moro aqui, não seria turismo criativo para mim, mas como estou indicando para vocês, irá se tornar rs.

Os cursos são divulgados através do instagram @casa.artifice e ocorrem nos finais de semana, pois é quando o João vem para Maceió. As aulas são diversas, você pode aprender a fazer utilitários, objetos decorativos e até mesmo joias, que esse último foi o meu caso. Todo o material do curso é incluso, então vocês não precisam se preocupar com nada, somente em chegar e colocar a mão na massa rs.

Estante com esculturas de artesãos alagoanos. Foto: Mariana Cavalcante.
Materiais rústicos dão um charme ao local. Foto: Mariana Cavalcante.
João que fez a estantes. Foto: Mariana Cavalcante.
Esculturas do artesão Cláudio de Capela. Foto: Mariana Cavalcante.
Mão na massa rs. Foto: Mariana Cavalcante.
João nos dando dicas. Foto: Mariana Cavalcante.

Como fiz o curso de biojóias, o tempo era reduzido a uma manhã. Contudo, existem cursos mais completos, como o de modelagem no barro que são aulas recorrentes. A Virna já fez esse curso e amou, algumas aulas foram em Capela, o que tornou a experiência mais interessante. Além disso, vocês podem fazer várias aulas, eu por exemplo fiz a de biojóias, mas estou morrendo de vontade de fazer a esmaltação, porque ele ensina a produzir os pigmentos naturais, que particularmente acho os tons lindíssimos! No final da aula ainda pude comprar um pacote de argila para treinar em casa, confesso que preciso treinar e muito rs.

Minhas peças. Foto: Mariana Cavalcante.
Peças das minhas colegas de turma. Foto: Mariana Cavalcante.
Peças das minhas colegas de turma. Foto: Mariana Cavalcante.
Utensílios necessários para modelar o barro. Foto: Mariana Cavalcante.
Colega de turma em ação rs. Foto: Mariana Cavalcante.
Fachada da Casa Artífice. Foto: Mariana Cavalcante.
Tentando cortar o barro sem sucesso rs. Foto: Mariana Cavalcante.
Sacos de argila para vender. Comprei um pacote por R$ 5. Foto: Mariana Cavalcante.

Uma novidade da Casa Artífice é que a gama de cursos irá aumentar, além da tradicional argila, terão cursos de ferro e madeira. No local também terão obras de arte para comercialização, principalmente advindas de Capela. Legal ne? Super indico que vocês passem por essa experiência também, pois é importante que valorizemos o nosso artesanato local além de passar uma tarde super gostosa ocupando nossa mente com atividades criativas!

INFORMAÇÕES
Casa Artífice

Endereço: Rua Campos Sales, uma casa azul de esquina por trás do Mercado Público do Jaraguá. Maceió – Alagoas.
Instagram: @casa.artifice
Telefone: (82) 99643-7087

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *