Praia de Lagoa Azeda: uma praia com nome de lagoa

O Litoral Sul é cheio de belas surpresas, pois ainda é pouco explorado turisticamente. Assim, boa parte das praias são praticamente desertas ou então, frequentadas em sua maioria pelos habitantes da região, como é o caso da praia de Lagoa Azeda.

Praia de Lagoa Azeda
Foto panoramica da praia de Lagoa Azeda. Foto: Virna da Hora.

Como chegar à Praia de Lagoa Azeda?

Antes de tudo, a praia de Lagoa Azeda fica localizada no município de Jequiá da Praia à cerca de 65km de Maceió. Para chegar você deverá seguir pela AL101, em seguida verá uma placa sinalizando o povoado (à esquerda da pista) e daí basta seguir em frente. Logo depois, passará por uma pequena ponte que corta um trecho da Lagoa Azeda e então avistará a praia. 

Praia de Lagoa Azeda
Vista do mar. Foto: Virna da Hora.
Praia de Lagoa Azeda
Após as pedras mais praia. Foto: Virna da Hora.
Praia de Lagoa Azeda
Falésias. Foto: Virna da Hora.
Muita fofura animal também. Foto: Virna da Hora.

Vila de pescadores

A praia de Lagoa Azeda é conhecida por sua pesca, dessa forma o povoado acabou se tornando uma vila de pescadores. Dessa forma, tudo por lá é bem simples e tranquilo e a praia é frequentada em sua maioria pelos moradores da região.

Enfim, o acesso a praia é por meio da escada principal (um tanto improvisada) da Orla, que está com vários entulhos de construção. Pois, devido a força da maré e chuvas as casas em frente a praia foram parcialmente destruídas e estão reformando a área, o que tornou o acesso precário. Porém, não considero isso um impedimento, apenas se deve ter cuidado, principalmente àqueles que possuem problemas de locomoção. 

Praia de Lagoa Azeda
Foto panorâmica das casas do povoado que foram destruídas devido a ação da chuva e maré. Foto: Virna da Hora.
Casas do Povoado Lagoa Azeda. Foto: Virna da Hora.
Escada que dá acesso a praia. Foto: Virna da Hora.
Após a escada o acesso é formado por entulhos de construção. Foto: Virna da Hora.

A praia

A praia é formada por uma barreira de pedras e corais, onde ficam os barcos pesqueiros formando pequenas piscinas naturais, então apesar do mar agitado há boas áreas boas para banho. Além disso, toda a sua extensão é composta por lindas falésias que dão aquele ar de praia selvagem e isolada, ainda que o povoado esteja logo atrás.

O único defeito como falei anteriormente é a questão dos entulhos de construção.Ainda, é importante verificar a tábua de marés pois caso esteja cheia, a faixa de areia é tomada pelo mar, o que impede o acesso ao outro lado da praia (que fica após as pedras).  

Praia de Lagoa Azeda
Falésias lindas. Foto: Virna da Hora.
Praia de Lagoa Azeda
Muitas pedras entre as praias. Foto: Virna da Hora.
Pausa pra fotos. Foto: Virginia da Hora.

O nome do local vem de uma das lagoas que fazem parte do município de Jequiá e nas praias mais próximas você consegue ver mais facilmente o encontro entre lagoa e mar, outro cenário deslumbrante! 

Parte dos pescadores. Video: Virna da Hora.
Acesso a praia. Video: Virna da Hora.

Naufrágio em Lagoa Azeda

Por fim, vamos citar uma boa dica para os amantes de mergulho e os curiosos! No fundo do mar desta praia (à 25m de profundidade) estão os destroços do navio Itapagé, que é considerado um dos mais belos naufrágios de Alagoas.

Conforme relatos históricos, o navio de 120m de comprimento naufragou em 1943 durante a 2º Guerra Mundial ao se atingido por dois torpedos lançados pelo U-Boat alemão U-161. Além disso, documentos citam que o mesmo vinha carregado com mercadorias diversas, sendo possível até hoje ver algumas, como garrafas de cerveja. De acordo com historiares, acredita-se que seu naufrágio tenha sido o motivo de o Brasil ingressar na 2º Guerra Mundial.

Parte das pedras. Video: Virna da Hora.
Praia linda. Video: Virna da Hora.
Pegando o por do sol. Video: Virna da Hora.
Dicas:
  • Recomendável para todas as idades
  • Não acessível para deficientes ou pessoas com problemas de locomoção 
  • Fácil acesso
INFORMAÇOES:

Endereço: Jequiá da Praia – AL, 57244-000

1 comentário em “Praia de Lagoa Azeda: uma praia com nome de lagoa”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *