Pedra Virada da Pajuçara e seu caminho de Moisés

Em primeiro lugar, quem vem a Maceió definitivamente precisa tirar um tempo para aproveitar a Orla e suas praias. As praias urbanas de Maceió da mesma forma que diversas outras do Estado, são belíssimas e não deixam a desejar. Assim, podemos dizer que uma das atrações mais lindas que todos precisam visitar pelo menos uma vez é a Pedra Virada da Pajuçara.

Pedra Virada da Pajuçara
Pedra Virada onde há uma piscina natural com cerca de 40m de profundidade na qual as pessoas pulam! Foto: Virna da Hora.

Apesar de muitos nao saberem, a Pedra Virada da Pajuçara é uma formação de corais que fica alguns metros acima do nível do mar e a cerca de 1km da faixa de areia. Dessa forma, quando a maré está seca na fase de Lua Nova (a melhor) e Lua Cheia o mar abre uma faixa de areia, conhecida como caminho de Moisés, que vai até a Pedra. Além disso, ao longo do caminho são formadas inúmeras piscinas naturais que sao muito boas para fazer mergulho ou outras atividades.

Como chegar na Pedra Virada?

A Pedra Virada fica na praia de Pajuçara e da areia você já consegue visualizar a sua ponta, ainda que a maré esteja cheia. Para tanto, basta se guiar pelo bar da praia que leva o mesmo nome e fica em frente a esta, logo após o totem ‘’Eu amo Maceió”. Contudo, para chegar lá e aproveitar toda a beleza do local o momento ideal é ir nesse período da Lua Nova ou Lua Cheia, quando a maré está seca.

O caminho de Moisés é uma das mais belas visões da praia que se pode ter e ao chegar na Pedra Virada você irá encontrar vários corajosos que pulam da mesma, pois nesse local há uma piscina com profundidade de cerca de 40m e é muito legal escutar o som das ondas batendo no fundo dos corais por que eles ficam formando um eco!

Pedra Virada da Pajuçara
Pedra Virada. Formação mais elevada de corais que forma uma espécie de ”monte”. Foto: Mahyra de Lima.
Corais
Corais por todos os lados! Foto: Virna da Hora.
Pedra Virada
Sentada no topo da Pedra Virada, de onde o pessoal pula. Foto: Mahyra de Lima.

Conselhos para aproveitar mais o passeio

Além disso, é o momento perfeito para mergulhar de snorkel ou andar de caiaque e Stand Up Paddle e ir parando nas piscinas naturais. A dica é ir de sandália (há muitos ouriços) e prestar atenção no horário que a maré começar a encher pois essa região acaba ficando funda e como há muitos corais fica difícil voltar rápido.  

Piscinas naturais
Várias piscinas naturais e vista da cidade ao fundo. Foto: Virna da Hora.
Pedra Virada
Chegando na Pedra Virada (ao fundo). Foto: Virna da Hora.

Dicas:

  • Recomendável para todas as idades
  • Não acessível para deficientes ou pessoas com problemas de locomoção 
  • Fácil acesso
  • Ir de calçado de borracha (a boa e velha havaianas haha)
  • Verificar antes a tábua de marés

Informações:
Endereço: Praia de Ponta Verde, Bairro Ponta Verde, Maceió – AL. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *