O Farol da praia de Ponta Verde e seus corais

O Farol da Ponta Verde é uma construção bastante enigmática, assim como os demais faróis ao redor do mundo. Apesar do farol por si só, ser um elemento extremamente funcional, desde a sua invenção foi-se atribuindo uma verdadeira afeição e valor sentimental.

Em outras palavras, este virou um personagem de milhares de histórias ao redor do mundo, se tornando um símbolo de guia, de esperança e até mesmo de romances. Nesse sentido, em cada canto do mundo que houver um farol haverá pessoas contando as mais diferentes histórias e compartilhando memórias relacionadas a essa bela invenção.

Farol de Ponta Verde
Foto aérea do Farol da Ponta Verde, mostrando toda a sua estrutura. Foto: Lucas Meneses.

Cartão postal da cidade

A princípio, quando eu penso em Maceió a primeira imagem que me veem a mente é o Farol da Ponta Verde. Em primeiro lugar, sempre que algum turista me pergunta sobre Maceió já mostro a imagem da praia de Ponta Verde com o Farol e os corais ao redor. Além disso, suas cores me lembram a bandeira de Alagoas com o vermelho, o branco e o azul do mar. 

Luz do farol
Zoom na área de luz do Farol. Foto: Lucas Meneses.
Farol de Ponta Verde
Farol iluminado. Foto: Lucas Meneses.
Farol de Ponta Verde
Farol iluminado. Foto: Lucas Meneses.

Sobretudo, não há como não se encantar com os dias de maré seca em que podemos caminhar até este. Afinal, essa é uma programação que acredito que todo Alagoano alguma vez na vida fez ou pelo menos tentou (se a maré tiver ajudado) fazer.  

Por do sol no farol
Por do Sol. Foto: Lucas Meneses.
Farol de Ponta Verde
Maré baixa e os recifes que rodeiam o farol. Foto: Lucas Meneses.
Farol de Ponta Verde
Foto aérea do farol. Foto: Lucas Meneses.

Todos os alagoanos e turistas aproveitam muito a praia urbana, afinal ela é linda, e um dos locais mais frequentados é justamente esse cenário. Dessa forma, o Farol virou um ponto de referencia para os banhistas que se juntam ali para curtir o mar, a praia e as piscinas naturais que se formam em dias de maré seca.

Como resultado, muitos aproveitam para andar mais longe até o Farol e admirar a paisagem. Apenas tenha o cuidado de observar a maré para não ficar ilhado e vá de sandálias pois há muitos ouriços, fora isso é só aproveitar essa beleza que está super acessível a todos! 

Farol de Ponta Verde
Lugar perfeito para tirar muitas fotos! Foto: Tirada por turista.
Praia de Ponta Verde
Vista linda da praia. Foto: Virna da Hora.

História do farol de Ponta Verde

Em síntese, para os curiosos sobre a história desse farol, o mesmo foi inaugurado em 2 de janeiro de 1922 e nas antigas publicações ele é tratado como Poste de Luz da Ponta Verde. Conforme citado em documentos históricos, foi apenas em 1949 que foi feita a sua torre cilíndrica de alvenaria com 11m de altura, instalada sobre pilares troncos piramidais de concreto armado, aproveitando parte da estrutura construída pelo Conselho Nacional de Petróleo (CNP) que realizou perfurações na região em 1940. 

Em suma, o Farol usava o sistema de gás acetileno até ser eletrificado em 1986 e seu equipamento luminoso consiste numa lanterna de sinalização náutica e eclipsor trocador que transmite o lampejo branco que vemos todas as noites, com um alcance de 24km e intensidade de quase 4mil candelas (a vela comum possui uma). 

Por fim, existem várias publicações marítimas da época as quais são encontradas menções sobre encalhes e afundamentos de embarcações devido aos recifes, o que revela a importância do farol ali localizado. Além disso, o Farol da Ponta Verde se comunica com o Farol do Jacintinho, por isso é previsto no plano diretor que a altura dos edifícios na parte baixa da cidade não ultrapasse dez andares. Este é mais um fato que mostra a importância desse elemento para a cidade, pois do ponto de vista arquitetônico e urbanístico foi ele quem definiu a estética visual singular da mesma.  

Praia de Ponta Verde nos anos 50
Praia do Farol de Ponta Verde nos anos 50. Foto: História de Alagoas/Reprodução
Dicas:
  • Recomendável para todas as idades
  • Não acessível (até o farol) para deficientes ou pessoas com problemas de locomoção 
  • Fácil acesso
INFORMAÇÕES:
Endereço: Praia de Ponta Verde, Bairro Ponta Verde, Maceió – AL. 

1 comentário em “O Farol da praia de Ponta Verde e seus corais”

  1. ASSOCIAÇÃO DOS TENISTAS DA PAJUÇARA – ATPA
    Senhores
    Maceió, capital de Alagoas, já foi Palco em 1992, de uma disputa de “Copa Davis de Tenis”, com a presença marcante e vitoriosa dos Tenistas; Jaime Oncins, Fernando Roeser, Luiz Mattar e Cassio Motta, inclusive, fizemos uma homenagem com o assentamento de uma Placa alusiva a este Evento.
    Hoje essa Associação é composta por 50 sócios, Tenistas, dentro de uma faixa etária cronológica de até 79 anos de idade, sendo disponibilizado as manhãs de terças, quintas e sabados para priorizar os sessentões e, ainda temos Professores treinando pessoas de várias de várias faixas etárias, inclusive já tivemos tenista que iniciou os primeiros passos nessas quadras e chegando ao seleto time de Juvenis participando de Eventos Internacional. Como Thiago Fernandez que foi o  primeiro tenista brasileiro a vencer um Grand Slam juvenil em simples e o primeiro brasileiro a liderar o ranking mundial juvenil de tênis. Em março serão 30 anhos.
    A ATPA faz a Gestão de duas quadras, piso saibro, na Praia de Pajuçara, um local privilegiado por Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *