Pontal da Barra, também conhecido como bairro das rendeiras

Em terras maceioenses, situado às margens da lagoa Mundaú, está localizado o Pontal da Barra. O bairro é considerado um dos maiores núcleos de produção artesanal do bordado filé, além de ser destaque pela forte influência da atividade pesqueira na região.

Bordado Filé no Pontal da Barra. Foto: Acervo SETUR.
Lagoa Mundaú. Foto: Wesley Menegari.

O nome do bordado é originário do idioma francês, uma vez que a palavra “filet” significa rede de fios. Eles são entrelaçados entre si e as técnicas são repassadas entre gerações. Quanto à sua origem, diversos países como Portugal, Itália e Brasil produzem o bordado. São semelhantes, mas possuem suas particularidades. O filé desenvolvido na região das lagoas Mundaú e Manguaba foi incluído na lista de Patrimônio Cultural Imaterial de Alagoas. Para quem tiver mais curiosidade, podem entrar no site do Instituto do Bordado do Filé para conhecer mais sobre a história do filé.

Filé do INBORDAL. Foto: Jonathan Lins.
Filé do INBORDAL. Foto: Jonathan Lins.

Para chegar ao Pontal da Barra é só seguir reto na av. Assis Chateaubriand em direção à AL-101 Sul. Nas proximidades da Braskem, você irá avistar um portal bem colorido no lado direito. Após atravessar esse portal, siga reto e no fim da rua vira à esquerda. Logo em seguida você chegará à rua Alípio Barbosa da Silva, popularmente conhecida como rua das rendeiras e considerada a rua principal do bairro.

Lojinhas na rua das rendeiras. Foto: Mariana Cavalcante.
Lojinhas na rua das rendeiras. Foto: Mariana Cavalcante.

A rua das rendeiras é uma mistura de cores e texturas. A maioria das lojas vendem objetos para decoração de casa e vestuários, principalmente vestidos e blusas. O filé é predominante no bairro e é muito comum ao passear pela rua encontrar as famosas filanzeiras produzindo o que elas fazem de mais bonito: suas peças bordadas. Também é comum encontrar bolsas e chapéus de palha. As lojas funcionam das 9hrs às 18hrs, mas devido à pandemia muitas lojas estão fechadas e a maioria está abrindo a partir das 10hrs.

Artesão bordando filé. Foto: Mariana Cavalcante.
Artesã bordando filé. Foto: Mariana Cavalcante.

São diversas as opções de lojas no bairro, mas não posso deixar de indicar a minha loja favorita: Santo Forte! Eu simplesmente sou apaixonada por essa loja! Porque além de vender o tradicional filé, eles tem um curadoria incrível de vários artesãos de Alagoas e do Nordeste. Eu e Virna fomos passear lá essa semana e encontramos peças da Dona Irinéia, Jasson, Vavan, Aberaldo, entre outros… Super recomendo a visita! Se segurem porque a vontade é de levar a loja toda pra casa rs.

Escultura do artesão Jasson na Loja Santo Forte. Foto: Mariana Cavalcante.
Muitas obras de arte na Loja Santo Forte. Foto: Mariana Cavalcante.
Mais decoração para casa na Loja Santo Forte. Foto: Mariana Cavalcante.

É importante lembrar que a loja possui duas unidades, uma em cada lado da rua. A do lado esquerdo é mais voltada para decoração de casa, já a do lado direito percebi que são mais lembranças para levar de recordação. Essa última vale muito a pena andar até o final da loja, eis o motivo: eles tem uma varanda que simula um barco com vista para a lagoa! É incrível e dependendo do horário dá pra admirar um por do sol maravilhoso! Se pudesse moraria ali mesmo.

Vista para a lagoa Mundaú dentro da Loja Santo Forte. Foto: Mariana Cavalcante.
Lagoa Mundaú. Foto: Mariana Cavalcante.

Aliás, não é somente de lá que é possível curtir o por do sol. Existem galerias, outras lojas e restaurantes que dá pra aproveitar a vista da lagoa! Nessa última visita cheguei até a ir na balança e vi vários barquinhos e pescadores, fiquei só admirando a paisagem. Inclusive, em breve volto aqui para indicar os restaurantes na região. Imagina só comer frutos do mar com essa paisagem? Não é de se jogar fora essa experiência hein rs.

Casinhas que ficam às margens da lagoa Mundaú. Foto: Mariana Cavalcante.
Casinhas que ficam às margens da lagoa Mundaú. Foto: Mariana Cavalcante.
Protegidíssimas. Foto: Mariana Cavalcante.
Admirando o por do sol e a vista da lagoa. Foto: Mariana Cavalcante.
Barcos nas margens da lagoa Mundaú. Foto: Mariana Cavalcante.
Tentando ver o por do sol rs. Foto: Mariana Cavalcante.

Além de curtir o artesanato e a natureza, aproveitamos para passear nas ruazinhas do bairro que são uma gracinha! São todas estreitas, coloridas e cheias de vida. Garantiram várias fotos legais. Uma sugestão que dou para estender o passeio é visitar a obra do Leão do Mestre André da Marinheira, que integra o Circuito Alagoas Feita à Mão e fica logo na saída do Pontal.

Posando nas casinhas fofas do Pontal. Foto: Virna da Hora.
Virna modelando nas fachadas. Foto: Mariana Cavalcante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *