Praia de Pituba: um paraíso intocado

O Litoral Sul não cansa de nos apresentar lugares lindos, mas que são conhecidos por poucos. Dessa vez a surpresa foi a Praia de Pituba, uma praia pouco conhecida e por isso, praticamente deserta. Além disso, o fato de seu acesso estar dentro de uma propriedade privada pode ajudar essa belíssima praia a estar quase intocada pelos alagoanos e turistas. 

Praia de Pituba
Foto aérea da praia de Pituba que mostra o encontro do rio com o mar. Foto: Acervo Fazenda Águas de Pituba.

A praia de Pituba fica no município de Coruripe, cerca de 80km de Maceió, dentro de uma propriedade privada onde existe um sítio arqueológico, ou seja, qualquer tipo de interferência construtiva na área é proibida.

Como chegar à Praia de Pituba?

Para chegar lá basta seguir a localização do GPS mas é necessário ficar atento pois a entrada (à esquerda da pista) é uma estrada de barro sem sinalização na BR. Por fim, passado alguns metros há um portal de ferro indicando a propriedade privada e uma pequena portaria (das duas vezes que fomos estava vazia).

Não há problema em acessar (acredito eu hehe, mas quem estiver de van ou ônibus tem que estacionar na entrada do portal e seguir 2km a pé (o que deve levar uns 15-20min). Daí seguimos reto até chegar à praia (não há como se perder, pois só há esse caminho), enquanto isso passamos por belas paisagens de coqueirais e mangues do Rio Pomxinzinho que corta parte da propriedade. 

Parte do caminho até a praia. Video: Virna da Hora.
Praia de Pituba
Foto aérea que mostra as duas estradas/acessos que levam a praia. Foto: Acervo Fazenda Águas de Pituba.

Todavia, há outro acesso a praia que também fica dentro de uma propriedade privada: a Fazenda Águas de Pituba. Contudo, este acesso é sinalizado (da pista você verá a placa indicando a entrada). 

Praia de Pituba
Vista dos coqueirais. Foto: Acervo Fazenda Águas de Pituba.
Praia de Pituba
Mar agitado e praia deserta. Foto: Virna da Hora.
Praia de Pituba
Trecho da praia com o rio. Foto: Virna da Hora.
Praia de Pituba
Vista dos corais e praia. Foto: Acervo Fazenda Águas de Pituba.
Praia de Pituba
Fim de tarde na praia. Foto: Virna da Hora.
Pausa pra fotos no lago. Foto: Virginia da Hora.

Lugar mágico!

O lugar é mágico, é só você e a natureza! Logo de cara a paisagem é deslumbrante pois você tem o encontro do rio com o mar que forma pequenos lagos e se for no horário da maré baixa ainda verá os recifes de corais e piscinas naturais. Além disso, a faixa de areia é larga e dependendo da maré ela fica super extensa, sendo um lugar belíssimo com uma natureza quase intocada que vale muito a pena conhecer. 

Pausa pra fotos. Foto: Virginia da Hora.
Pausa pra fotos. Foto: Virginia da Hora.

Da primeira vez fomos pela tarde pois estávamos em outra praia e resolvemos conhecer em cima da hora, então pegamos o por do sol que é uma visão linda, mas não aconselho esse horário pois escurece rápido e não há iluminação, ou seja, a estrada da mata é puro breu e o sinal de celular não pega na região.

Portanto, se seu carro quebrar ou algo do tipo vai ser complicado heheh. Da segunda vez fomos pela manhã então aproveitamos bem mais e até encontramos outros aventureiros!

Praia de Pituba
Praia de Pituba. Pausa pra fotos. Foto: Mariana Cavalcante.

Se você gosta de praias desertas e selvagens então definitivamente coloque Pituba na sua lista! Lembre sempre de ir com água e lanches se for ficar muito tempo, mas recolha seu lixo! 

Dicas:
  • Recomendável para todas as idades
  • Acessível para deficientes ou pessoas com problemas de locomoção 
  • Fácil acesso
  • Não pega sinal de celular
  • Leve suprimentos e recolha seu lixo
INFORMAÇÕES:

Endereço: Coruripe – AL, 57230-000

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *